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Publicado em 04/06/2025, às 08h55 Redação
O comércio potiguar deve encerrar o primeiro semestre de 2025 com bons resultados. Levantamento do Instituto Fecomércio RN sobre o comportamento do consumidor para o Dia dos Namorados, aponta que a data deve movimentar cerca de R$ 431,2 milhões no estado — um crescimento de 11,7% em relação a 2024.
O otimismo é impulsionado por fatores como o aumento do ticket médio e o fortalecimento do consumo experiencial, além da coincidência com os festejos juninos, que devem potencializar o fluxo de renda, sobretudo em Natal, cuja programação de São João foi ampliada este ano, e em Mossoró, com o tradicional Mossoró Cidade Junina.
Na capital, a média das compras subiu para R$ 167,09, o maior valor desde 2019, o que representa um crescimento de 6%, em relação ao ano passado. Os itens mais procurados são vestuário (38,6%), perfumes (23,1%) e calçados (12,8%).
A pesquisa mostra ainda que a marca dos produtos passou a ser o principal critério de escolha, superando, pela primeira vez, as promoções. Mais de 70% dos entrevistados deve comprar um único presente, embora haja tendência de aumento nas compras múltiplas.
Em relação às comemorações, o levantamento aponta uma movimentação estimada de R$ 60,6 milhões em Natal, um salto de 19,3% frente ao ano anterior.
Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os números confirmam uma tendência já percebida em outras datas comemorativas recentes. “O crescimento dos gastos com comemorações reforça o apelo emocional da data e sinaliza um foco maior no consumo afetivo e experiencial, comportamento que vem se consolidando no período pós-pandemia”, destaca.
Mossoró tem maior intenção de compra desde 2019
Na segunda maior cidade do estado, 52,8% da população pretende celebrar a data — um crescimento de 3,8 pontos percentuais em relação a 2024 e o maior índice desde 2019. O gasto médio da população de Mossoró com presentes será de R$ 153,02, com predominância de compras na faixa entre R$ 101 e R$ 200.
Os produtos mais desejados são semelhantes aos de Natal: vestuário (34,5%), perfumes (26,5%) e calçados (18,6%). Na Capital do Oeste, as promoções continuam sendo o principal critério de decisão (43,6%), mas a marca dos produtos também tem ganhado relevância (33,7%).
Mais de um quarto dos consumidores (26,4%) pretende comprar mais de um presente. No total, devem ser injetados R$ 21,4 milhões no comércio da cidade, o que representa um crescimento de 10,9% em relação ao ano anterior. Já com as comemorações, Mossoró deve movimentar R$ 18,6 milhões — alta de 17,7%.
Ao todo, serão injetados R$ 40 milhões na economia mossoroense nesta data festiva. Já com as comemorações, Mossoró deve movimentar R$ 18,6 milhões — alta de 17,7%. Ao todo, serão injetados R$ 40 milhões na economia mossoroense nesta data festiva.
Ainda segundo Marcelo Queiroz, o cenário exige atenção estratégica do varejo.
“É uma oportunidade para investir em kits afetivos, ampliar o mix de produtos na faixa entre R$ 100 e R$ 300 e reforçar ações promocionais na semana do Dia dos Namorados. Também é essencial aproveitar o fluxo gerado pelos festejos juninos, promovendo ações que integrem a temática do amor com o clima das festas”, recomenda.
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