Cidades
O nível de água do Rio Piranhas, no ponto de captação da adutora Manoel Torres , apresentou aumento entre os dias 14 e 15 ,alcançando 3,80 metros na régua de medição.
O volume foi suficiente para começar a transbordar o muro do lago, formando um cenário semelhante à sangria de um açude. A partir do Jardim de Piranhas, a água segue em um trajeto de cerca de 30 quilômetros até a Barragem Oiticica.
Na sexta-feira(15), equipes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, juntamente com representantes do Governo do Estado, realizaram uma visita técnica para monitorar e coletar dados sobre a quantidade de água da transposição que está chegando ao Rio Grande do Norte.
Com a tarefa concluída, Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, ressaltou que, apesar da complexidade de transportar água por leitos de rios, o resultado final superou as expectativas.
A governadora Fátima Bezerra e o ministro Waldez Góes estarão em Jardim de Piranhas na próxima terça-feira, 19 de dezembro, para visitar a estação de bombeamento da Caern e, em seguida, a Barragem Oiticica.
A barragem será o ponto final do percurso das águas do projeto de transposição. O diretor do IGARN, Procópio Lucena, explicou que a operação de transferência da água do Rio São Francisco deve continuar até dezembro e que o plano para 2026 já está finalizado.
Classificação Indicativa: Livre