Cidades
O Rio Grande do Norte descartou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol pela ingestão de bebida alcóolica. O caso foi registrado em Natal.
A suspeita foi notificada pela Vigilância Sanitária do Estado (Suvisa). A pessoa foi liberada do hospital de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).
Veja também: Brasil tem 113 registros de intoxicação por metanol, aponta Ministério da Saúde
Um homem chegou a ficar internado em um hospital de Natal com dificuldades na visão. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi chamado, realizou a coleta de sangue, fez a análise e eliminou a possibilidade de intoxicação por metanol.
O Procon Natal anunciou que vai notificar distribuidoras de bebidas da capital e monitorar os produtos vendidos.
"Desde que houve a publicidade da adulteração das bebidas com metanol, o Procon Natal encontra-se nas ruas, fiscalizando, fazendo uma ação educativa, prestando informações aos donos de bares, hotéis, estabelecimentos, à população, como é que se deve proceder em caso de algum tipo de indício de adulteração nessas bebidas alcoólicas. Nós estamos analisando as bebidas que estão já com aquele lacre aberto, que é de costume deixar nos bares, o prazo de validade, o rótulo, se a caixa está lacrada", afirmou a diretora do Procon Natal, Dina Perez.
As fiscalizações em bares e restaurantes serão intensificadas nos próximos dias em Natal, e em caso de irregularidade os estabelecimentos serão autuados.
"Nós estamos fazendo essa fiscalização e vamos continuar fazendo de forma perene no sentido de informar a população. E caso haja algum indício de ilegalidade ou de adulteração, esse produto será retirado das prateleiras e o estabelecimento autuado", disse Dina Perez.
O Brasil já registrou 113 registros de intoxicação por metanol, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (3).
O ministério começou a divulgar um boletim diário dos casos, com base nos dados enviados pelos estados.
Ao todo, são 102 casos em investigação e 11 casos confirmados. Na divisão por estados, São Paulo lidera com 101 registros (11 confirmados e 90 em investigação).
Do total de casos notificados, 12 resultaram em morte, das quais uma está confirmada no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigadas.
Classificação Indicativa: Livre