Cidades
Publicado em 15/05/2025, às 12h53 Redação
A Casa Durval Paiva, que há 30 anos atua no acolhimento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas no Rio Grande do Norte, deu início ao projeto “Leitura e Prosa”, voltado para a continuidade do processo de escolarização de seus pacientes.
A iniciativa promove oficinas de leitura e produção textual com foco no incentivo à literatura, cultura e desenvolvimento pedagógico. Mesmo em tratamento, os pacientes continuam sua rotina escolar com o apoio psicopedagógico da Casa, fortalecendo o acesso à educação, à informação e à cidadania.
O projeto também oferece empréstimo de livros, incentivo à ampliação do vocabulário e acesso a atividades literárias de forma inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos.
Para conhecer mais sobre esse e outros projetos da Casa Durval Paiva, acesse www.casadurvalpaiva.org.br ou siga @casadurvalpaiva nas redes sociais.
Diagnóstico precoce pode garantir até 80% de chance de cura no câncer infantojuvenil.
Casa Durval Paiva
A Casa Durval Paiva foi fundada em 11 de julho de 1995, em Natal/RN, após a experiência de uma família que, ao buscar tratamento para o filho com câncer nos Estados Unidos, inspirou-se no modelo de acolhimento que vivenciou. A instituição surgiu com o propósito de oferecer suporte integral a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, proporcionando não apenas assistência médica, mas também apoio psicossocial, educacional e nutricional.
Desde então, a Casa já acolheu mais de 2.000 pacientes de 156 municípios do Rio Grande do Norte e de outros 39 municípios brasileiros, oferecendo mais de 27.000 atendimentos anuais por uma equipe multidisciplinar.
Ao longo de sua trajetória, a Casa Durval Paiva desenvolveu projetos como o “Projeto Vida”, que construiu ou reformou 270 casas, garantindo moradias dignas para os assistidos. Além disso, a instituição oferece capacitação profissional para familiares, promovendo o empreendedorismo e a geração de renda.
Com reconhecimento nacional, a Casa se destaca por sua transparência e pelo impacto positivo na vida de milhares de famílias, celebrando, em 2025, 30 anos de dedicação à causa.
Classificação Indicativa: Livre