Cidades

Capacitação em Natal mobiliza profissionais da saúde no enfrentamento à violência sexual contra crianças

Participantes da capacitação - Reprodução Assessoria
Iniciativa da Secretaria de Saúde de Natal visa qualificar profissionais na identificação e notificação de casos de violência sexual  |   BNews Natal - Divulgação Participantes da capacitação - Reprodução Assessoria

Publicado em 22/05/2025, às 13h52   Redação



Profissionais de saúde dos Distritos Sanitários Sul e Leste participaram, nesta quarta-feira (21), do primeiro encontro da capacitação “Natal faz bonito no Faça Bonito”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Núcleo de Prevenção às Violências e Saúde da Criança. A iniciativa integra as ações do Maio Laranja – Campanha Faça Bonito, voltada à mobilização social para o combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

O evento destacou a importância da identificação, notificação e acompanhamento dos casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, com foco em qualificar a atuação dos profissionais da rede municipal de saúde.

“Essa ação é essencial para criar diálogo, provocar reflexões e ampliar o debate sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes em nosso território”, avaliou Isa Freitas, chefe da atenção básica do Distrito Sanitário Sul. Já Alessandra Pierre, responsável pela epidemiologia do mesmo distrito, destacou o fortalecimento da rede de cuidados: “É o segundo ano consecutivo que os Distritos Sul e Leste se reúnem nesse esforço conjunto de qualificação, o que reforça nosso compromisso com o acolhimento humanizado”.

Leia também:
- Mulher 365 em Natal: ação de saúde oferece exames e serviços gratuitos
- Vigilância Sanitária de Natal reforça orientações sobre pescados
- Vacinação contra a Influenza é liberada para todos os públicos; saiba onde tomar a vacina
- Vigilância em Saúde de Natal divulga orientações sobre consumo de pescados após surtos de Ciguatera; veja

A primeira palestra foi conduzida pela assessora jurídica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte (CEDECA/RN), Carolina Finizola. Ela abordou os fundamentos legais que envolvem situações de violência sexual. “Nosso objetivo foi trazer informações sobre a legislação, os dados estatísticos e as obrigações legais dos profissionais de saúde, especialmente no que diz respeito à escuta especializada e à notificação dos casos”, explicou.

Durante o encontro, também foi apresentado o Centro de Referência a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual (Centro Abraçar), um serviço integrado da Prefeitura do Natal. Com apoio do Ministério Público do RN (MPRN), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil, o espaço reúne atendimentos médico, psicológico, de enfermagem e assistência social em um só local, com foco na prevenção, cuidado e combate à revitimização de pessoas com menos de 18 anos.

Outro destaque foi a apresentação do fluxo de acolhimento de casos de violência interpessoal e autoprovocada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Satélite, com relatos de profissionais sobre os desafios e estratégias no enfrentamento desses casos. A atuação da Unidade de Saúde da Família (USF) Rosângela Lima também foi exposta, ressaltando o trabalho de escuta qualificada e articulação com a rede.

“Temos lidado com situações de violência na nossa unidade, então esse encontro foi extremamente oportuno. Ele traz um norte para nossa atuação enquanto atenção básica”, comentou Maria Eleonora Barreto, assistente social da UBS São João.

As atividades continuam nesta quinta-feira (22), com a participação de profissionais do Distrito Sanitário Oeste, no auditório do SAMU Natal, localizado na Av. Nascimento de Castro, n.º 300, no bairro Dix-Sept Rosado. Já na terça-feira (27), será a vez dos representantes dos Distritos Norte I e Norte II, no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal, no bairro Potengi.

Maio Laranja – Campanha Faça Bonito

Durante todo o mês de maio, as unidades de saúde de Natal realizam ações educativas como rodas de conversa, palestras e atividades em salas de espera, voltadas à conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Campanha Faça Bonito e o Maio Laranja foram criados após a promulgação da Lei Federal 9.970/00, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data remete ao caso de Araceli Crespo, criança de oito anos vítima de sequestro, abuso e assassinato no Espírito Santo, em 1973 — crime que até hoje simboliza a luta pela proteção da infância e adolescência no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating