Cidades
Publicado em 25/04/2025, às 12h54 Redação
O Brasil registrou uma queda significativa no número de casos de malária no primeiro trimestre de 2025, com uma diminuição de 26,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e março deste ano, foram notificados 25.473 casos, frente aos 34.807 do ano passado.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (25).
O número de óbitos também apresentou queda, com uma redução de 27% no total de mortes causadas pela doença. No primeiro trimestre de 2025, foram registradas 43 mortes, contra 63 no mesmo período de 2024.
De acordo com o ministério, a diminuição dos casos foi observada em três das cinco áreas de vigilância especial, com destaque para as regiões de garimpo, que tiveram uma queda de 27,5%, e as áreas de assentamentos, que apresentaram uma redução de 11%.
A pasta explicou que a separação por áreas de vigilância é uma estratégia para monitorar a doença, que tende a afetar mais pessoas em regiões com maiores índices de vulnerabilidade social.
Avanços no Combate à Doença
Durante evento realizado na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou os avanços no combate à malária no Brasil, com foco na utilização de novas tecnologias. Ele ressaltou o treinamento de quase 3 mil profissionais de saúde e o tratamento de mais de 7 mil pessoas, enfatizando que a meta é expandir o acesso a tratamentos em todo o país até 2026.
Padilha também falou sobre o uso do medicamento inovador tafenoquina, que tem se mostrado eficaz no tratamento da malária causada pelo Plasmodium vivax, o parasita responsável por mais de 80% dos casos registrados no Brasil em 2024.
Com informações da Agência Brasil.
Classificação Indicativa: Livre