Cidades

Área de Proteção Ambiental de Jenipabu completa 30 anos protegendo um dos cartões-postais do RN

Foto: Tiego Costa.
Criada em 1995, a Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APAJ) é referência em conservação e abriga diversas espécies da fauna e flora potiguar  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Tiego Costa.

Publicado em 19/05/2025, às 12h30   Redação



A Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APAJ) abrange a praia de Jenipabu, situada no município de Extremoz (RN), conhecida por sua paisagem deslumbrante e pelo emblemático Complexo de Dunas, que se tornou símbolo característico da região. 

Criada em 17 de maio de 1995, a APAJ completa 30 anos como uma das principais referências em preservação dos ecossistemas costeiros do Rio Grande do Norte.

Instituída pelo Decreto Estadual nº 12.620, a unidade de conservação abrange 1.881 hectares dos municípios de Natal e Extremoz, protegendo praias, dunas, lagoas, rios, manguezais e fragmentos de Mata Atlântica — além de ser lar de diversas espécies da fauna e flora potiguares.

Além do seu valor ambiental, a APAJ também desempenha um papel estratégico no ordenamento do turismo, principalmente por abrigar o Complexo de Dunas de Jenipabu, destino muito procurado por visitantes de todo o Brasil. Para equilibrar conservação e desenvolvimento local, a APA conta com uma infraestrutura dedicada à gestão participativa e à educação ambiental.

A APAJ é gerida por um Conselho Gestor criado em 2006 (Decreto Estadual nº 19.139), composto por representantes do poder público, moradores das comunidades locais, instituições de ensino, setor turístico e órgãos ambientais como o IDEMA, IBAMA e SPU. O Conselho estabelece diretrizes para a preservação, define prioridades de ação e contribui para a harmonia entre as necessidades de conservação e o desenvolvimento das comunidades locais. 

Foto: Mariana Gondim.
A APAJ protege 1.881 hectares de ecossistemas costeiros e é um destino turístico famoso no Brasil. Foto: Mariana Gondim.

Visitação e trilhas

A APAJ está aberta à visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h, com trilhas ecológicas podem ser realizadas mediante agendamento, no horário das 8h às 15h. O gestor atual da unidade é Eduardo Silva de Oliveira, e o contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected].

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating