Cidades
Publicado em 14/05/2025, às 14h27 Redação
O Hotel Tambaú, um dos ícones do turismo no Nordeste, será reaberto no Réveillon de 2026 para 2027, segundo anunciou o Grupo Occean (antigo A. Gaspar), que venceu a disputa judicial pela posse do imóvel. A decisão unânime foi tomada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira (13).
O grupo potiguar promete investir R$ 100 milhões na recuperação do hotel, localizado na praia de Tambaú, em João Pessoa (PB).
Leia também:
- Incêndio atinge hospital em João Pessoa pela segunda vez
- Polícia Civil prende foragido da Justiça do RN em João Pessoa por roubo e tráfico de drogas
- Foragido há mais de 10 anos é preso em João Pessoa com documentos falsos
Disputa judicial e dívida trabalhista
A briga pela posse do Hotel Tambaú começou em 2020, quando o imóvel foi leiloado para quitar dívidas trabalhistas da antiga rede Tropical, controlada pela falida Varig. O Grupo Occean e a paraibana Ampar Hotelaria disputavam a titularidade do imóvel, que acabou indo a leilão duas vezes. Com a decisão do STJ, o Occean tem agora a posse definitiva.
Restauração preservará arquitetura
O empresário Ruy Gaspar, diretor do Grupo Occean, confirmou que o projeto de revitalização será feito em parceria com um escritório de arquitetura paraibano, com foco na preservação da arquitetura original.
“Não vamos mexer em absolutamente nada da parte arquitetônica. Sabemos dos desafios desse retrofit. O hotel está há muito tempo fechado, a estrutura está comprometida. Vamos ter que começar praticamente do zero, mas preservando o edifício que torna o Hotel Tambaú tão icônico”, afirmou.
Ele também destacou a necessidade de segurança jurídica para o andamento do projeto e das aprovações junto à Prefeitura de João Pessoa.
Polo Cabo Branco em expansão
O Hotel Tambaú está inserido no Polo Turístico Cabo Branco, que poderá gerar até 18 mil empregos durante as obras e abrigar até 12 mil leitos hoteleiros. O grupo Occean já possui outro empreendimento no local, o Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort.
Classificação Indicativa: Livre