Cidades
Publicado em 22/07/2025, às 11h13 Dani Oliveira
A cantora Preta Gil, que faleceu vítima de um câncer colorretal no último domingo (20) em Nova York, nos Estados Unidos, passou os últimos momentos de sua vida cercada por familiares e amigos próximos. Nas redes sociais, pessoas que acompanharam Preta afirmaram que ela morreu e cercada das pessoas que amava.
O falecimento ocorreu na tarde de domingo (20), após um longo período de tratamento. A artista estava nos Estados Unidos desde maio e pretendia voltar ao Brasil no dia em que faleceu. Ela viria ao país de origem em uma UTI aérea, mas morreu na ambulância, a caminho do aeroporto.
Entre os presentes nos momentos finais estavam o filho Francisco, a neta Sol, a madrasta Flora Gil, além das amigas Carolina Dieckmann e Ju de Paulla.
Carolina Dieckmann, que acompanhou Preta nos últimos quatro dias, relatou em entrevista à GloboNews como foram os momentos finais da cantora: "Ela não sentiu dor e estava com muito amor. A gente queria muito que ela viesse para o Brasil, mas ela estava muito fraquinha. Sem dor, controlada pelos medicamentos e cercada de muito amor."
A atriz também descreveu o estado de Preta em seus últimos dias: "Já muito cansada, fazendo poucos contatos conscientes… Talvez, lá dentro dela, ela tenha sentido esse fim chegando. Mas a sensação que a gente tinha, ao olhar pra ela, era de alguém que estava dando tudo o tempo todo."
Ju de Paulla, uma das melhores amigas de Preta Gil, que esteve ao lado da cantora durante boa parte de sua estadia nos EUA, compartilhou uma homenagem nas redes sociais e revelou detalhes sobre a última pergunta de Preta antes de morrer.
Eu estava lá, dormindo do seu lado todo dia. E estive guerreando junto com você nos meus braços, literalmente. A gente estava tão esperançosa. A sua última palavra foi perguntando onde eu estava. Eu voltei, falei que tinha ido passar seu perfume pra ir para o Brasil e te esperava lá, porque você ia no outro voo, mas sairíamos na mesma hora. E você piscou pra mim. Falei que te esperava pra gente comemorar meu aniversário hoje, com o tema que você tinha escolhido para a gente comemorar. Ia ser em Nova York, mas os planos mudaram no meio do caminho. Não deu tempo. Eu cheguei nos EUA com você e estou voltando sem você", desabafou Ju no Instagram.
O tratamento de Preta Gil
Preta buscava tratamentos experimentais para sua condição nos Estados Unidos desde maio passado. Antes de Nova York, ela passou por consultas no Virginia Cancer Institute, em Washington, e por exames com especialistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, uma instituição reconhecida mundialmente por seu tratamento e pesquisa oncológica.
Em fevereiro deste ano, após 55 dias internada, Preta concedeu entrevista ao Fantástico. Na ocasião, ela explicou à Maju Coutinho os planos para tratamento nos país americano:
Então, em abril, parto para Nova York para fazer um tratamento lá com medicamentos novos. Medicamentos que estão em fase final de estudo. Tenho mil privilégios, eu sei que tenho, isso faz toda a diferença. Então eu não reclamo, não tenho como reclamar: 'ah, mas você não sofre?'. Sofro, sofro muito."
Mensagem do ex-namorado, Fábio Assunção
Fábio Assunção, ex-namorado de Preta, também revelou em entrevista ao programa Encontro que enviou uma mensagem para a cantora horas antes da notícia da morte: "Mandei uma mensagem para ela, às 7 horas da noite, falando: 'Sei que o assunto está complexo... Me liga... Saudade'. Eu não escrevia para ela havia meses, e nem ela para mim. Espero que ela tenha lido a tempo."
Os protocolos para a despedida
Conforme comunicado publicado nas redes sociais de Gilberto Gil e Flora Gil, o corpo será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O corpo da cantora será trazido dos Estados Unidos para o Brasil nos próximos dias, mas ainda não há informações precisas sobre a data de chegada ao país e detalhes sobre o enterro.
Classificação Indicativa: Livre