Cidades
Publicado em 03/07/2025, às 10h07 - Atualizado às 10h37 Dani Oliveira
A cidade de Natal receberá, ainda este ano, um novo modelo de academia ao ar livre e o projeto itinerante “caminhão da malhação”, que levará estrutura de exercícios e profissionais de educação física para bairros e comunidades.
A iniciativa foi anunciada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Hermes Câmara, em entrevista sobre os avanços da pasta no primeiro semestre de 2025.
De acordo com Hermes, o modelo das academias será diferente das estruturas atualmente instaladas nos espaços públicos.
É um novo conceito, um modelo que foi implantado no Nordeste, que é um sucesso. Terá acompanhamento de instrutores e foco na qualidade de vida. Vamos começar a implantação já este ano”, garantiu.
Já o caminhão da malhação, previsto para circular pela cidade a partir de agosto, contará com equipamentos e equipe qualificada para promover ações de saúde e lazer em diversos pontos da capital potiguar, conforme o secretário. Em outras cidades nordestinas, como Recife e Salvador, são oferecidas aulas gratuitas de dança e exercícios funcionais.
Nos primeiros seis meses do ano, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer participou de mais de 100 eventos esportivos, em parceria com federações, comunidades, o Sistema S e outras entidades. “Estamos buscando promover o esporte em todas as frentes. Tivemos um curso de capacitação para resgatar os centros esportivos e ampliar parcerias com instituições como a Fecomércio”, destacou o secretário.
Desafios e Metas
Um dos principais gargalos identificados, segundo Hermes, foi a situação precária das quadras e demais equipamentos esportivos.
Encontramos muitas quadras sucateadas, sem manutenção há anos. Eram cerca de 110 quadras, 40 campos e três ginásios. Já reformamos mais de 20 quadras nesse período e continuamos acelerando esse processo”, afirmou.
O calendário da Secretaria inclui ainda a tradicional Copa Natal de Futebol e a atração de eventos de grande porte para a capital potiguar. “Estamos em tratativas para sediar o Campeonato Mundial de Karatê e o Sul-Americano de Handebol. Nosso objetivo é recolocar Natal na rota dos eventos esportivos nacionais e internacionais”, concluiu Hermes Câmara.
Classificação Indicativa: Livre