Política
Publicado em 18/07/2025, às 08h19 Trump expressa solidariedade a Bolsonaro e critica ataques à liberdade de expressão em ambos os países, pedindo mudanças no Brasil. - Divulgação Dani Oliveira
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou, nesta quinta-feira (17), na rede social Truth Social, carta direcionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na qual, mais uma vez, afirma que Bolsonaro é vítima de “um sistema injusto que se voltou contra” ele.
Prezado Sr. Bolsonaro, vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu Trump.
O presidente norte-americano ainda destacou que compartilha do mesmo compromisso [de Bolsonaro] de ouvir a voz do povo.
Estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, completou Donald Trump.