Política
Publicado em 04/07/2025, às 18h10 Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Marcelo Camargo/Agência Brasil BNews Natal
Nesta sexta-feira (4), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi anunciado como “presidenciável” durante sua participação no XIII Fórum de Lisboa.
O evento, que é idealizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reúne autoridades de diversos países para discutir os desafios sociais contemporâneos, com foco especial na segurança pública e nos impactos da inteligência artificial.
Tarcísio participou de dois painéis durante o evento: o primeiro, sobre relações de forças internacionais e novos blocos militares; e o segundo, voltado ao tema da segurança pública e organizações criminosas.
Ao falar no primeiro painel, o moderador e ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann, referiu-se ao governador como um potencial candidato à Presidência da República:
“É inequívoco que o governador de São Paulo é também um presidenciável pelo lado do Brasil”, declarou Jungmann.
LEIA TAMBÉM
Tarcísio confirma que vai disputar reeleição em SP, mas deixa porta aberta para 2026
Segurança pública
No debate sobre segurança pública, Tarcísio ressaltou o papel das forças policiais no enfrentamento às organizações criminosas e elogiou a atuação do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP).
“O crime vem se sofisticando muito, mas a boa notícia é que as forças de segurança também vêm se sofisticando, também vêm fazendo um enfrentamento à altura. E aí eu quero agradecer o trabalho que vem sendo feito”, afirmou o governador, sendo aplaudido pela plateia.
A participação do governador no evento reforça sua visibilidade no cenário político nacional e internacional, em um momento em que seu nome começa a ser cogitado como uma das possíveis candidaturas para a eleição presidencial de 2026.