Política

Parque Linear de Natal em discussão: Audiência pública é realizada na Câmara para debater o projeto

Parque Linear visa recuperar área degradada e promover atividades físicas e educação ambiental para a população local.  |  Secretário de Meio Ambiente apresenta proposta que inclui ciclovias, reflorestamento e medidas de mitigação ambiental. - Reprodução

Publicado em 24/08/2025, às 19h02   Secretário de Meio Ambiente apresenta proposta que inclui ciclovias, reflorestamento e medidas de mitigação ambiental. - Reprodução   BNews Natal Redação

Uma audiência pública sobre o projeto do Parque Linear Municipal, proposto pela Prefeitura de Natal, foi realizada nesta sexta-feira (22) na Câmara Municipal. O espaço deve ser implantado na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio.

O evento teve como objetivo promover um amplo debate sobre o projeto, que prevê a criação de áreas verdes, espaços de convivência e equipamentos de uso coletivo, abordando questões como mobilidade urbana, meio ambiente e qualidade de vida.

Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, apresentou a proposta, detalhando seus aspectos técnicos, legais e ambientais. O parque será implementado em um terreno cedido pelo Exército brasileiro.

Mesquita ressaltou o histórico da área, lembrando que o local já foi usado para treinamentos militares, como escola de aviação do Aero Club de Natal entre os anos de 1960 e 1980, e também para a prática de aeromodelismo.

O secretário da Semurb explicou que a pasta será responsável pelo processo de licenciamento, que terá participação da sociedade e respeitará todas as normas ambientais. O projeto também inclui a execução de medidas compensatórias, como reflorestamento, e programas de monitoramento e mitigação de impacto ambiental.

A concepção do projeto prevê a construção de ciclovias, faixas de caminhada, estacionamentos e equipamentos para esporte e arborismo. A ideia é usar 0,9% da área total do Parque das Dunas, que tem mais de mil hectares, para criar um novo local de atividades físicas, lazer e educação ambiental para a população de Natal, além de recuperar a área degradada. "Tudo isso será feito com o mínimo de intervenção sobre a flora local” explicou ele.

Até que a licença seja obtida, o projeto deve passar por várias etapas. Serão realizados estudos de viabilidade técnica e um diagnóstico ambiental que inclui; inventário florestal, levantamento de fauna; diagnóstico geomorfológico; estudo de impacto ambiental; entre outros levantamentos.

Classificação Indicativa: Livre


TagsCâmaraPrefeituraMobilidadeMunicipalQualidadeLazerParqueAmbienteVidaCicloviasLinear