Política

Mais da metade dos deputados avaliam relação de Lula com o Congresso como negativa, diz Quaest

Levantamento Genial/Quaest revela que 51% dos deputados veem relação negativa com o governo Lula, refletindo um desgaste crescente  |  A insatisfação com a relação entre o governo e o Congresso aumentou - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 02/07/2025, às 13h10   A insatisfação com a relação entre o governo e o Congresso aumentou - Foto: Ricardo Stuckert/PR   BNews Natal

Para 51% dos deputados federais, a relação entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional é negativa. É o que aponta levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (2). Apenas 18% consideram a relação positiva, enquanto 30% avaliam como regular. Outros 1% não souberam ou preferiram não responder.

Os dados mostram um desgaste crescente na interlocução entre Executivo e Legislativo. Em maio de 2024, o índice de percepção negativa era menor, com 43%. Já a avaliação positiva caiu de 22% para 18% no mesmo período.

A pesquisa ouviu 203 deputados entre 7 de maio e 30 de junho, de forma presencial e on-line. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Oposição concentra maior insatisfação com o governo

Entre os deputados que se declaram da oposição, a rejeição à relação com o governo Lula é praticamente unânime. Para 78%, o vínculo com o Planalto é negativo, enquanto 22% classificam como regular e nenhum parlamentar oposicionista considera positivo.

Já no grupo dos parlamentares independentes, 65% têm percepção negativa, índice que também avançou em relação ao levantamento anterior, quando eram 45%. Apenas 4% enxergam a relação de forma positiva, e 29% consideram regular.

Na base governista, o cenário é inverso, mas também aponta queda na aprovação. Para 42%, a relação é positiva, ante 46% em maio. Outros 39% classificam como regular e 19% avaliam negativamente.

Percepção piora em relação a 2024

O levantamento mostra que, em comparação com maio de 2024, o clima entre Executivo e Legislativo se deteriorou. A avaliação negativa subiu em praticamente todos os grupos, principalmente entre independentes e oposicionistas.

Em relação aos números gerais, o índice de regularidade passou de 33% para 30%, enquanto a percepção positiva recuou quatro pontos. Já a insatisfação saltou oito pontos em um ano, consolidando uma maioria crítica ao relacionamento político.

A pesquisa Genial/Quaest também aponta que o governo Lula enfrenta desafios para recuperar a confiança do Congresso em pautas prioritárias, como reforma tributária e aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda.

Classificação Indicativa: Livre


TagsCongresso NacionalQuaestPesquisaLuiz inácio lula da silvaReforma tributáriaInsatisfação