Política
Publicado em 16/07/2025, às 13h57 Foto: Ricardo Stuckert / PR BNews Natal
A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Donald Trump, durante o encerramento da Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, foi vista como uma provocação pela maioria dos brasileiros. É o que aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16).
Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados acreditam que Lula provocou o ex-presidente dos Estados Unidos. Outros 31% discordam da avaliação, e 14% não souberam ou não quiseram responder.
Crítica veio após ameaças de tarifaço por parte de Trump
O discurso de Lula ocorreu em meio às ameaças de Trump de aumentar tarifas sobre produtos de países do Brics. Durante a fala, o presidente brasileiro classificou como “equivocado e irresponsável” o uso das redes sociais para ameaçar nações.
“É muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais. Têm outras coisas e outros fóruns para um presidente do país do tamanho dos Estados Unidos falar com outros países”, afirmou Lula no encerramento da cúpula.
Pesquisa ouviu 2 mil pessoas e tem margem de erro de 2 pontos
A pesquisa Quaest ouviu 2.004 brasileiros, presencialmente, entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O episódio reacendeu debates sobre diplomacia e retórica política, especialmente em um momento em que Trump busca retomar protagonismo internacional em meio à sua pré-campanha nos EUA.