Política

Lula pede a Trump suspensão da tarifa de 40% durante as negociações, diz Alckmin

Geraldo Alckmin, Mauro Vieira e Fernando Haddad compõem a equipe brasileira que discutirá as tarifas com os EUA  |  Fotos: Marcelo Camargo | Alan Santos / Agência Brasil

Publicado em 12/10/2025, às 17h32   Fotos: Marcelo Camargo | Alan Santos / Agência Brasil   BNews Natal Redação

O governo brasileiro, através de uma solicitação direta de Lula a Donald Trump por telefone, solicitou a retirada da taxa de 40% dos produtos brasileiros sejam retiradas, informou o presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

O pedido faz parte das negociações para acabar com as tarifas impostas dos EUA.

“O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que, enquanto negocia, suspende os 40%. Esse foi o pleito. Enquanto negocia, suspende os 40%”, afirmou Alckmin aos jornalistas.

O encontro entre Lula e Donald Trump ocorreu no dia 6 de outubro, resultando na designação de Marco Rubio, secretário de Estado americano, como o negociador-chave dos EUA.

Rubio será o responsável por dar prosseguimento às discussões com a equipe brasileira, composta pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBrasilTarifasTaxaGovernoLulaDonald trumpNegociaçõesEuaSuspensãoFernando haddadFazendaGeraldo alckminMauro vieiraChanceler