Política
Publicado em 09/10/2025, às 15h28 © Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Giovana Gurgel
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), se encontrou nesta quinta-feira (9) com o ex-presidente Jair Bolsonaro para discutir o cenário político de 2026.
Segundo ele, a conversa serviu para trocar impressões sobre o futuro da oposição. “Eu sempre dou meus conselhos, escuto as orientações dele, não dá para conversar com ele sem falar de 2026”, afirmou o senador.
Durante o encontro, Ciro evitou falar sobre nomes específicos, mas reforçou que enxerga os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR) como os nomes mais competitivos para a disputa presidencial.
“O meu preferido é o presidente Bolsonaro. Como isso não é viável, acho que os candidatos com maior chance de vitória hoje são Tarcísio e Ratinho”, declarou.
As declarações reacenderam o atrito entre Ciro e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que também almeja o Planalto. Após ser preterido, Caiado reagiu nas redes sociais chamando o senador de “quase ex-senador”.
Ciro, por sua vez, minimizou o embate e destacou que o PP e o União Brasil seguem negociando uma federação partidária, o que exigirá uma candidatura única em 2026.
“Não tenho nada contra o governador Caiado, é um grande gestor. Candidato tem que mostrar viabilidade. O tempo dirá se ele é viável ou não. Não sou eu quem decide isso, é o povo. Agora, quem comanda a federação sou eu”, afirmou.
Ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, Ciro também negou que esteja buscando o cargo de vice em uma possível chapa de oposição. Segundo ele, o foco agora é concluir bem o mandato no Senado e disputar a reeleição.
“Vamos primeiro escolher nosso candidato a presidente e depois discutir quem será o vice”, concluiu o presidente do PP, reforçando que as articulações de 2026 ainda estão em estágio inicial.
Classificação Indicativa: Livre