Polícia
Publicado em 03/09/2025, às 10h31 Acusado de envolvimento em crimes, Wendel Lagartixa não pôde assumir seu mandato, tornando-se um símbolo de controvérsia política no RN. - Divulgação Dani Oliveira
Uma trajetória marcada por polêmicas e conturbações políticas; assim vem sendo a cena construída por Wendel Fagner de Araújo Silva, mais conhecido como Wendel Lagartixa. Ele é policial militar reformado e deputado estadual que não chegou a assumir o mandato; tendo sido o parlamentar mais votado do Rio Grande do Norte.
Atualmente, Lagartixa volta a ser pauta mas pelo estado grave de saúde. Ele está preso em um batalhão da Bahia, e já teria perdido cerca de oito quilos, apresentando sinais de depressão, de acordo com informações reveladas pelo apresentador de televisão Paulo Santana.
Ainda segundo Santana, a pressão psicológica tem se tornado cada vez mais intensa, prejudicando o estado de saúde de Wendel.
É lamentável que alguém que obteve tanta representatividade no estado do RN esteja vivendo uma condição como essa. Esperamos que a situação se resolva para que ele finalmente encontre paz”, acrescentou.
Mandato interrompido
Apesar da expressiva votação, não pôde assumir o mandato devido a impedimentos judiciais relacionados ao seu histórico criminal.
Sua imagem ficou associada ao discurso de combate à criminalidade e à defesa de pautas ligadas à segurança pública, o que lhe garantiu grande apoio popular. No entanto, os processos judiciais e a impossibilidade de assumir o cargo transformaram sua trajetória em uma das mais controversas da política potiguar recente.
Ele é acusado de integrar um grupo de extermínio e teve a prisão preventiva decretada pelo TJRN no curso da operação “Aqueronte”, deflagrada para prender os envolvidos em um sêxtuplo homicídio - sendo três consumados e três tentados - que aconteceu dia 29 de abril de 2022, no bairro da Redinha, na zona Norte de Natal.
Prisão em campanha política
Wendel Lagartixa foi preso pela suspeita de envolvimento no crime em 2022, pouco antes da campanha eleitoral, na qual disputou o cargo de deputado estadual. Mesmo preso, a Justiça Eleitoral autorizou a participação dele no pleito.
Wendel foi o candidato mais votado para a vaga na Assembleia Legislativa do RN naquele ano, mas teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele voltou a ser preso na Bahia em 2024, por portar uma arma irregular, e teve a prisão preventiva pelos homicídios determinada pela Justiça do RN em julho.
Quem é Wendel Lagartixa?
Wendel Fagner de Araújo Silva, mais conhecido como Wendel Lagartixa, construiu uma trajetória marcada por polêmicas. Atuou como policial militar e, em 2022, foi o deputado estadual mais votado do Rio Grande do Norte.
Apesar da expressiva votação, não pôde assumir o mandato devido a impedimentos judiciais relacionados ao seu histórico criminal.
Sua imagem ficou associada ao discurso de combate à criminalidade e à defesa de pautas ligadas à segurança pública, o que lhe garantiu grande apoio popular.
No entanto, os processos judiciais e a impossibilidade de assumir o cargo transformaram sua trajetória em uma das mais controversas da política potiguar recente.