Polícia
Publicado em 06/10/2025, às 13h29 As ações da "Operação Combate Organizado" também estão previstas para outras cidades do RN - Divulgação/Polícia Civil do RN José Nilton Jr.
Agentes ligados à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) executaram dois mandados de busca e apreensão na comunidade conhecida como “Bica”, em São José de Mipibu, município que fica na Região Metropolitana de Natal.
A ação faz parte da "Operação Combate Organizado", que começou no dia 1º de outubro. A previsão é que as atividades realizadas pelos policiais se estendam até o dia 31 de dezembro. O objetivo é conter o tráfico de drogas, homicídios e atividades de facções criminosas nessas localidades.
Durante a operação, realizada na última semana, três adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, além de um homem de 18, foram detidos em uma residência. Lá, os agentes encontraram maconha, cocaína, crack, balança de precisão, dinheiro em pequenas quantias e uma arma de fogo. Um homem, que estava em um imóvel nas proximidades, também foi preso portando arma.
Agentes ligados à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) executaram dois mandados de busca e apreensão em São José de Mipibu. O objetivo é conter o tráfico de drogas na região. pic.twitter.com/wvipDADEHc
— BNews Natal (@BnewsNatal) October 6, 2025
Além disso, os policiais ainda descobriram um esconderijo de valores destinados ao financiamento das atividades ilícitas, resultando na apreensão de quase R$ 15 mil em espécie.
De acordo com o apurado durante as investigações, os suspeitos fazem parte de uma facção criminosa que atua em São José de Mipibu. Além disso, eles também podem estar envolvidos em homicídios registrados no município.
Foi informado pela Polícia Civil que os levantamentos de inteligência conseguiram identificar indícios de atuação organizada, com uso de controle territorial para expandir o tráfico e manter a violência como forma de poder.
Leia também
O objetivo central da operação é justamente enfraquecer esse modelo de atuação, atingindo tanto o braço armado quanto o setor financeiro das facções. Segundo informado pelas as autoridades, a repressão às mortes violentas intencionais é uma das prioridades.
As unidades responsáveis por conduzir o trabalho são: o Departamento de Inteligência Policial (DIP), DHPP e DEICOR. Todas estão elaborando relatórios detalhados sobre a criminalidade na Região Metropolitana.
Todos os detidos foram levados à DHPP, onde os procedimentos legais foram registrados, e em seguida conduzidos ao plantão policial, permanecendo à disposição da Justiça.
Além das prisões, a Polícia Civil também anunciou que vai intensificar as investigações de homicídios ocorridos em 2025 em São José de Mipibu, com o objetivo de identificar padrões, desmantelar causas e responsabilizar os autores.
As ações da "Operação Combate Organizado" também estão previstas para cidades como Nísia Floresta, Goianinha, São Gonçalo do Amarante e áreas da Zona Norte de Natal, ampliando o enfrentamento contra o crime organizado na Grande Natal.