Polícia

PF mira lavagem de dinheiro em esquema milionário de venda de sentenças no STJ

Polícia Federal deflagra 5ª fase da Operação Sisamnes, focando na movimentação financeira de empresas suspeitas de lavagem de dinheiro  |  STJ - Reprodução

Publicado em 13/05/2025, às 13h18   STJ - Reprodução   Redação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (13), a 5ª fase da Operação Sisamnes, que apura a existência de um esquema de venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nesta etapa, o foco das investigações está na movimentação financeira de empresas suspeitas de lavar o dinheiro usado para pagamento de propina.

Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em três estados: Mato Grosso, São Paulo e o Distrito Federal. Também foi determinado o sequestro de bens e valores que somam cerca de R$ 20 milhões, além da apreensão de passaportes e da proibição de saída do país para os investigados.

Leia também:
- [INÉDITO] Pessoa que não se identifica nem como homem ou mulher tem registro civil neutro em decisão do STJ

Segundo a PF, a operação busca aprofundar a apuração de crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, operação de câmbio clandestino e organização criminosa.

As investigações apontam a existência de uma estrutura empresarial montada para disfarçar a origem ilícita dos recursos usados na suposta compra de decisões judiciais. O objetivo seria ocultar o elo direto entre os responsáveis pelos pagamentos de propina e os agentes públicos envolvidos no esquema.

A operação leva o nome de Sisamnes em referência a um juiz da Pérsia Antiga que foi punido por corrupção, como forma simbólica de ressaltar a gravidade das condutas investigadas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Organização criminosa Polícia federal Mato grosso Distrito federal Corrupção São paulo Stj Superior tribunal de justiça Empresas suspeitas Passaportes Sequestro bens Movimentação financeira Operação sisamnes Mandados busca Pagamento propina Lavagem dinheiro R$ 20 milhões Evasão divisas Câmbio clandestino