Cidades

[INÉDITO] Pessoa que não se identifica nem como homem ou mulher tem registro civil neutro em decisão do STJ

Decisão pioneira do STJ abre caminho para reconhecimento de identidades de gênero não-binárias no Brasil, promovendo inclusão. - Divulgação
A decisão histórica do STJ permite que uma pessoa que não se identifica com os gêneros tradicionais tenha seu registro civil alterado para neutro  |   BNews Natal - Divulgação Decisão pioneira do STJ abre caminho para reconhecimento de identidades de gênero não-binárias no Brasil, promovendo inclusão. - Divulgação

Publicado em 07/05/2025, às 17h36   Dani Oliveira



A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que uma pessoa seja identificada como gênero neuro em seu registro civil. A decisão foi tomada, nesta terça-feira (7), por unanimidade e é inédita.

Os ministros analisaram o caso de uma pessoa que realizou cirurgias e tratamento hormonal para alteração de gênero. Mas, ela não se adaptou à mudança e argumentou na Justiça que não se identifica nem como homem ou mulher. Portanto, a sua identidade seria de gênero neutra.

Os ministros seguiram o voto da relatora, Nancy Andrighi, a favor da correção do registro civil, excluindo o gênero masculino da identidade.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating