Polícia

PF combate venda de cigarros eletrônicos em três estados; confira os detalhes da operação Vapos

A Operação Vapos visa combater a venda ilegal de cigarros eletrônicos no RN e mais dois estados, com 13 mandados de busca e apreensão  |  Foto: Reprodução.

Publicado em 02/07/2025, às 11h13   Foto: Reprodução.   Redação

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Vapos, com o objetivo de combater a distribuição e venda ilegal de cigarros eletrônicos, produtos de tabaco flavorizados e cigarros contrabandeados nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. 

Foram cumpridos, ao todo, 13 mandados de busca e apreensão: nove no RN (Natal, Parnamirim e Pipa), dois no CE (Aracati) e dois em SP (São Paulo e Guarulhos). As buscas ocorreram em uma rede de lojas com atuação no Nordeste, além de residências ligadas à investigação.

Apreensão de materiais contrabandeados 

Entre os materiais apreendidos estão cigarros eletrônicos, cigarros e tabacos flavorizados, todos com comercialização proibida no Brasil, além de cigarros estrangeiros sem registro, considerados produtos de contrabando. Também foram recolhidos celulares, computadores, documentos contábeis e agendas.

Segundo a Polícia Federal, os produtos contrabandeados serão destruídos após os trâmites fiscais, enquanto os demais materiais apreendidos serão analisados para prosseguimento das investigações. 

Os envolvidos podem responder por contrabando, crime que prevê até cinco anos de reclusão, além de multa.

Resultado da cooperação na ação conjunta da Polícia Federal, com a Receita Federal, como também, da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, as autoridades destacam que ações semelhantes devem se intensificar no estado nos próximos meses.

A operação foi realizada de forma conjunta pela Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Civil do Rio Grande do Norte. As autoridades informaram que ações semelhantes devem ser intensificadas no estado nos próximos meses.

Classificação Indicativa: Livre


TagsRio grande do nortePolícia federalReceita federalCearáSão pauloContrabandoCigarros EletrônicosCigarros contrabandeadosOperação vapos