Polícia
Publicado em 07/08/2025, às 07h08 A ação inclui policiais civis, militares e bombeiros, focando em áreas de divisa entre os estados nordestinos. - Divulgação Dani Oliveira
Uma força-tarefa sem precedentes foi deflagrada nesta quinta-feira (7) em oito estados do Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte. Batizada de Operação Nordeste Integrado, a ação reúne mais de 5.900 agentes de segurança pública em uma ofensiva coordenada contra o crime organizado na região.
A mobilização envolve policiais civis, militares, bombeiros e equipes de inteligência dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe. Ao todo, estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão ao longo de dois dias de atividades intensificadas nas áreas de divisa entre os estados.
Com foco na repressão a organizações criminosas interestaduais, a operação visa desarticular quadrilhas envolvidas com tráfico de drogas e armas, homicídios, roubos de veículos e cargas, além de outros crimes violentos. O patrulhamento foi reforçado em pontos estratégicos e a atuação das forças policiais é guiada por levantamentos prévios de inteligência e análise de manchas criminais.
A Operação Nordeste Integrado faz parte do Programa Juntos pela Segurança, que busca fortalecer a atuação conjunta entre os estados nordestinos no combate à criminalidade, especialmente em áreas de fronteira, historicamente mais vulneráveis.
Durante a operação, um homem foi preso em Timon (MA), cidade vizinha a Teresina, suspeito de envolvimento no roubo de joias de ouro. Pouco depois, outro homem foi detido na mesma cidade, após a polícia encontrar uma arma de fogo ilegal em sua residência.
Estamos focando em contumazes violadores da lei que incomodam a população e cometem crimes graves ligados às facções“, declarou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI.
Ainda como parte da operação, outra prisão por roubo de ouro foi registrada na Zona Sul de Teresina, e grandes quantidades de drogas foram apreendidas nos municípios de Parnaíba, Floriano e Uruçuí, no interior do estado.
Ruptura entre facções e assassinato de ex-prefeito do RN: veja os detalhes da operação umbra