Polícia

Dois detentos fogem da Penitenciária Mário Negócio em Mossoró

A Secretaria de Administração Penitenciária do RN investiga a fuga  |  Penitenciária já registrou outras fugas - Reprodução

Publicado em 06/09/2025, às 15h33   Penitenciária já registrou outras fugas - Reprodução   Gabi Fernandes

Dois presos fugiram da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, na manhã deste sábado (6). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap-RN).

Segundo a pasta, ainda não há detalhes sobre a dinâmica da fuga nem a identidade dos foragidos. A Seap informou que aguarda o relatório oficial da direção da unidade para repassar novas informações.

Localizada na região Oeste potiguar, a penitenciária é uma das principais do sistema prisional do estado e já registrou outras fugas em anos anteriores. O episódio mais recente reacende discussões sobre a efetividade da segurança e vigilância nas unidades prisionais do RN.

O caso está sendo apurado e atualizações devem ser divulgadas nas próximas horas pela secretaria.


Histórico de problemas estruturais e recomendações do MPRN

Em abril, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à direção da unidade a interdição imediata da Ala C, devido a graves falhas arquitetônicas. A promotoria apontou que até seis internos chegavam a ser mantidos em celas de apenas 2 × 3 metros, configurando condições degradantes e violando normas internacionais, como as Regras de Mandela, que reservam o confinamento individual exceto em situações excepcionais.

Além das falhas físicas, o MPRN também exigiu a regularização dos cursos profissionalizantes oferecidos pela penitenciária. A investigação identificou falhas no controle de acesso a plataformas educacionais, emissão de certificados e falta de regulamentação sobre os alunos participantes.

Classificação Indicativa: Livre


TagsRio grande do norteSegurançaMossoróSistema prisionalMPRNFugaAlunosPenitenciáriaInterdiçãoCertificadosAgrícolaDoutor mário negócioCursos profissionalizantesSeap-rn

Leia também


Agente penal reage à declaração de secretário do RN, diz que ele negocia com facção e pede a cabeça do auxiliar da governadora Fátima