Polícia
Publicado em 18/07/2025, às 08h41 Foto: Reprodução. Redação
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira (18).
Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Bolsonaro é alvo de medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com informações do Estadão.
Os mandados estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro. Entre as restrições, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais.
Ele também terá de permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã, e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros - não podendo se aproximar de embaixadas -, nem com outros réus e investigados pelo Supremo.
Bolsonaro, a partir de agora, está impedido de falar com o filho Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA, e de usar redes sociais.
Risco de Fuga
Alexandre de Moraes atendeu a uma representação da PF com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República.
Segundo a PF, Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento do processo do golpe e tem iniciativas que caracterizam os crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.
Ministros Corte já desconfiavam e tiveram indícios de que Bolsonaro se preparava para fugir do Brasil, pedindo asilo político a Donald Trump nos EUA.
As falas do norte-americano e o "desespero" demonstrado por Bolsonaro teriam sido determinantes para a medida, segundo um magistrado ouvido pela coluna.
Ele agora passará a ser monitorado 24 horas por dia.
[IMAGEM] Trump publica carta a Bolsonaro: “Sistema injusto que se voltou contra você”
Bolsonaro diz que vai enfrentar julgamento no STF e menciona Lula em fala sobre passaporte