Negócios
Publicado em 06/08/2025, às 16h02 Reprodução Anderson Barbosa
O estado em que os habitantes estão mais bem servidos com cervejarias é o Rio Grande do Sul, com a marca de um estabelecimento para cada 32.177 habitantes. Neste quesito, o Rio Grande do Norte também aparece em destaque. O estado é o 7º do país e 1º do Nordeste em densidade cervejeira. Os dados constam no Anuário da Cerveja 2025 (ano referência 2024).
Em território potiguar, são 27 cervejarias em funcionamento, com 10 delas instaladas em Natal. Significa que o estado possui uma cervejaria para cada grupo de 127.632 habitantes. Abaixo, veja a lista completa da Densidade Cervejeira por Unidade da Federação:
Anuário da Cerveja
O Anuário da Cerveja é um documento institucional da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que apresenta dados estatísticos relativos ao registro de estabelecimentos e produtos junto a este órgão, bem como de importação e de exportação.
Critérios adotados
Como fonte das informações referentes aos registros, foram consultados o Sipeagro (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários). Os critérios adotados para normalização e tratamento dos dados foram:
• Contabilizar os estabelecimentos elaboradores de cerveja e produtos com adenominação “cerveja” com registro válido no ano de 2024;
• Desconsiderar registros realizados após 2024, tanto de estabelecimentos como de produtos, por estarem fora do período de abrangência;
• Desconsiderar registros vencidos em 2024;
• Desconsiderar estabelecimentos registrados no Sipeagro contendo no seu escopoprevisão de elaboração de cerveja, porém sem produtos registrados;
• Desconsiderar os estabelecimentos exclusivamente importadores eexportadoresde cerveja.
Para o cálculo da densidade cervejeira foi considerada a Portaria IBGE-1.041, de 28 de agosto de 2024, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada no Diário Oficial da União em 29/08/2024.
Estados com mais cervejarias
Existem 1949 cervejarias registradas no Brasil. São Paulo, apesar de ser o estado com maior número de estabelecimentos, 427 ao todo, se encontra na sexta posição onde os habitantes estão mais bem servidos com cervejarias. Por ser mais populoso, SP apresenta uma cervejaria para cada 107.666 habitantes.
Em números absolutos, o Rio Grande do Norte possui 27 cervejarias registradas em funcionamento. Neste quesito, é o segundo estado do Nordeste. Perde apenas para a Bahia, que possui 32 cervejarias cadastradas.
Amazonas é a unidade federativa com menor densidade cervejeira, apresentando uma cervejaria para cada 856.242 habitantes. O Brasil possui uma cervejaria registrada para cada 109.073 habitantes.
Estabilidade na densidade cervejeira
A marca de uma cervejaria para cada109.073 habitantes representa certa estabilidade na densidade cervejeirado país, que em 2023 era de 109.952 habitantes para cada estabelecimento. Um ligeiro aumento de apenas 0,8%.
Leia também