Negócios

Mercado de trabalho: Brasil tem recuo histórico no desemprego entre jovens de 14 a 24 anos

O governo federal destacou que os números refletem uma recuperação consistente do mercado de trabalho para a juventude brasileira  |  Os dados fazem parte de um levantamento inédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 29/04/2025, às 16h40   Os dados fazem parte de um levantamento inédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - Marcello Casal Jr/Agência Brasil   Redação

A taxa de desemprego entre jovens de 14 a 24 anos caiu pela metade no Brasil nos últimos três meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2019. Os dados fazem parte de um levantamento inédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado nesta segunda-feira (29).

Segundo o estudo, o desemprego juvenil recuou de 25,2% no quarto trimestre de 2019 para 14,3% no mesmo intervalo do ano passado. Em números absolutos, a população jovem sem trabalho passou de 4,8 milhões para 2,4 milhões em quatro anos.

Outro dado positivo é a redução no número de jovens entre 18 e 24 anos que não estudam nem trabalham. De acordo com o MTE, o grupo atualmente soma 5,3 milhões de pessoas — o menor patamar desde o início da série histórica.

A pesquisa também revela crescimento expressivo no número de estagiários no país. O total de estudantes contratados nessa modalidade saltou de 642 mil em 2023 para 990 mil apenas nos dois primeiros meses de 2024.

O governo federal destacou que os números refletem uma recuperação consistente do mercado de trabalho para a juventude e o impacto de programas de inclusão produtiva e incentivo à qualificação profissional.

Com informações da Agência Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Dados Brasil População Taxa Mercado Emprego Recuperação Desemprego Inclusão Jovens Histórico Estudantes Trimestre Estagiários Mte Juventude Qualificação