Negócios
Publicado em 18/08/2025, às 08h39 Foto: Ronildo Medeiros. Sammara Bezerra
Maior e principal evento de fruticultura do Brasil e da América Latina, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, reúne mais uma vez empresas e profissionais ligados à cadeia produtiva do setor no Brasil e no mundo. O evento acontece de 20 e 22 de agosto, em Mossoró (RN), e terá como tema - “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”. A solenidade de abertura será realizada nesta quarta-feira (20), às 19h, na Estação das Artes Elizeu Ventania.
O evento é reconhecido como um momento para incentivar a produção e a divulgação das frutas produzidas em território potiguar, fomentar negócios e promover a troca de conhecimento sobre diversos temas relacionados à produção frutícola local e nacional. Nesse ano, a Expofruit 2025 tem a expectativa de receber um público de cerca de 40 mil pessoas e de movimentar R$ 90 milhões em negócios durante e após o evento.
“Essa edição da Expofruit será a maior já realizada com um número recorde de expositores que estarão aqui em Mossoró, Rio Grande do Norte, a cidade e o estado que são os maiores exportadores de frutas do país apresentando seus produtos, trocando conhecimento e acompanhando as novidades do setor. Com certeza será um evento grandioso”, afirma Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), entidade realizadora da feira.
O diretor técnico do Sebrae-RN, entidade parceira na realização da Expofruit, afirma que a Feira representa o fortalecimento do setor. “A Expofruit é para todo o setor da fruticultura no Rio Grande do Norte, um evento estratégico, de grande relevância. A feira também cumpre um papel importante no fortalecimento do território. Mossoró e a região Oeste do Estado ganham visibilidade e movimentam não só a economia agrícola, mas também setores como o turismo, a gastronomia e os serviços. A feira beneficia toda a cadeia produtiva regional”, afirma João Hélio.
O reitor da Ufersa, outra instituição parceira na realização da Expofruit, Rodrigo Codes, também reforça a importância do evento para todo o Rio Grande do Norte e para a produção acadêmica da universidade.
“O mais valioso para nossa comunidade acadêmica é o desenvolvimento de pesquisas e projetos que contribuem para o melhoramento da nossa fruticultura e para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. A nossa grande expectativa é que a edição de 2025 reafirme o sucesso e a tradição da Feira entre os maiores eventos nacionais do gênero”.
A programação começa com a Rodada Internacional de Negócios - Frutas Frescas do programa Exporta Mais Brasil promovido pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Sebrae-RN e com o apoio de instituições do setor. O evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto, no Hotel Thermas, com a finalidade de facilitar negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais de países da Europa, Ásia, América do Norte, África e América do Sul.
As empresas participantes terão a oportunidade de conversar com compradores internacionais do segmento com o apoio da equipe técnica da ApexBrasil, além de contar com um webinar preparatório da rodada de negócios, espaço e estrutura para realização da rodada, reuniões pré-agendadas com compradores internacionais (matchmaking), exposição na Plataforma Buy Brazil, além de apoio com tradução da equipe da ApexBrasil.
“Ao longo dos anos, temos atuado de forma contínua, em parceria com instituições como a ApexBrasil e o Governo do Estado do RN, para inserir os produtos da fruticultura potiguar em mercados cada vez mais amplos. É a partir desse esforço contínuo de prospecção e diversificação de mercados que conseguimos fortalecer o posicionamento do Rio Grande do Norte como referência nacional e internacional na fruticultura”, conclui o representante do Sebrae.
Um Painel Empresarial é o primeiro evento da programação científica da Expofruit que acontece também na quarta-feira (20), das 8h às 17h, no Auditório Amâncio Ramalho, na Ufersa, e contará com diversas apresentações de entidades ligadas ao desenvolvimento econômico, ambiental, a agricultura e a indústria como Codevasf, FIERN, FAERN/SENAR, Banco do Nordeste, IDEMA, além de cases de empresas expositoras na feira.
Na quinta-feira (21), das 8h às 12h, ocorre o Fórum da Fruticultura - Inovação e Perspectiva que terá três palestras que vão trazer um Panorama da Fruticultura de Exportação e a Importância da ESG com a Abrafutas e a ApexBrasil, a Fruticultura Regenerativa - Produção Sustentável com Sebrae e o Senar e uma mesa redonda com Coex, Abrafrutas, Sebrae e Ufersa. Na parte da tarde, das 14h às 17h, acontece o Seminário de Cajucultura que vai abordar o manejo sustentável e mecanização na produção de caju com a Embrapa e o Canal da Cajucultura.
Na último dia de evento, sexta-feira (22), pela manhã o foco será a Pesquisa sobre o Semiárido com pesquisadores da Ufersa que apresentarão estudos com frutíferas na Ufersa como umbu-cajazeira, serigueleiras, pinheira, pitaya, maracujazeiro e cajueiro, sobre contribuições para a pós-colheita, polinização e o uso de remineralizador na fruticultura.
A programação da tarde conta com o Encontro de Cooperativas Potiguares que terá a palestra Cooperativismo da Agricultura Familiar e Acesso às Políticas Públicas com Unicicafes Brasil e a apresentação - Nordeste que Coopera: Experiências que Inspiram com a Cooperxique, também acontece o Encontro de Negócios com a presença de diversas redes de supermercados na palestra “Como fazer negócio com o Governo Federal através das Compras Públicas“ que será ministrada por um representante da CONAB. Ambos encontros acontecem no Auditório da PROEC - Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa.
A programação ainda contará com cursos, apresentação de trabalhos científicos e visitas técnicas com várias temáticas ligadas à fruticultura. A programação completa e as inscrições para os eventos estão abertas no site.
A exposição de produtos e serviços ligados à cadeia produtiva da fruticultura acontece durante o período do evento, das 18h às 23h, na Estação das Artes, no centro de Mossoró, totalmente aberta ao público, contando com uma área total de 17 mil m2 e mais de 300 estandes.
“Estamos muito felizes com essa edição, pois tivemos um crescimento de 15% em relação a última edição e ela terá um diferencial muito importante que é a realização da rodada internacional de negócios que contará com empresários da China e de outros países. 210 empresas estarão participando da feira o que só reforça o evento como uma vitrine nacional e internacional , além de de ser um orgulho para Mossoró e para o Brasil”, afirma João Manoel, diretor comercial da Expofruit.
SERVIÇO:
Evento: Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit 2025
Data: 20 a 22 de agosto
Local: Estação das Artes e Ufersa – Mossoró/RN
Site: www.expofruit.com.br
Instagram: @Expofruit2025
Facebook: www.facebook.com.br/Expofruit