Negócios

Aberto o credenciamento para ambulantes e espaços de alimentação no São João de Natal; saiba como se cadastrar

Saiba como se cadastrar para atuar nos polos do São João de Natal 2025 e aproveite as oportunidades de emprego e renda  |  O evento promete movimentar a economia local; entenda como garantir sua participação e as normas a serem seguidas. - Divulgação

Publicado em 19/05/2025, às 13h38   O evento promete movimentar a economia local; entenda como garantir sua participação e as normas a serem seguidas. - Divulgação   Dani Oliveira

A cidade se prepara para as festas juninas, que trazem novas oportunidades de geração de emprego e renda. A prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), publicou o edital de chamamento público para o credenciamento de comerciantes interessados em atuar nos polos oficiais do São João de Natal 2025, vendendo alimentos ou atuando como ambulantes. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 23 de maio, pelo site www.natal.rn.gov.br, pelo aplicativo Natal Digital ou presencialmente na sede da Semsur, localizada na Rua Princesa Isabel, Cidade Alta.

O edital contempla espaços comerciais nos principais polos do evento, incluindo a Avenida da Alegria (Redinha), Arena das Dunas, Cidade da Esperança, Palácio dos Esportes, Avenida Lima e Silva, Zona Leste (Projeto Sol João), Praça Cívica e Ginásio Nélio Dias. Os interessados poderão se cadastrar como pessoas físicas ou jurídicas, observando as normas estabelecidas sobre tamanho de estrutura, organização dos espaços, uso de equipamentos e obrigações sanitárias e de segurança.

Para participar, o comerciante deve apresentar documentação completa e escolher, no máximo, dois polos. Cada credenciado poderá atuar com apenas uma atividade comercial. O edital estabelece critérios rigorosos para garantir a segurança dos frequentadores e a boa organização do evento, como a proibição do uso de equipamentos sucateados, fogões improvisados, materiais de risco e bebidas em recipientes de vidro. Além disso, será exigida a inscrição em palestra obrigatória sobre boas práticas no comércio público, que será ministrada pela Semsur no dia 27 de maio, às 9h, no auditório da Semad.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, o São João de Natal movimentará não apenas a cultura e o turismo, mas também fortalecerá a economia popular e criará oportunidades para quem vive do comércio.

Esse evento vai movimentar bairros inteiros e atrair milhares de pessoas. Nosso papel é garantir que esse espaço de celebração também seja seguro, organizado e justo com quem deseja trabalhar com dignidade. A cada edição, reforçamos nosso compromisso com a valorização da cultura e da economia local”, ressaltou.

A autorização de uso do espaço público será emitida somente após a comprovação da participação na palestra, o envio do comprovante de pagamento da taxa de ocupação e o cumprimento de todas as exigências legais.

A Semsur também reforça que não será permitida a utilização de energia elétrica diretamente da rede pública, sendo de responsabilidade do comerciante solicitar os pontos necessários, bem como água, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e todas as licenças exigidas pelos órgãos competentes.

O São João de Natal 2025 acontecerá entre os dias 31 de maio e 29 de junho, e contará com uma programação distribuída em vários polos da cidade. Os interessados devem ficar atentos para os prazos e condições do edital, garantindo que sua atuação durante o evento seja regularizada, segura e respeitosa com o espaço público e com o público.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Natal Segurança Alimentos Edital Inscrições Arena das dunas Zona leste cultura Emprego Prefeitura São joão Comerciantes Renda 2025 Semsur Cidade da esperança Ambulantes Palácio dos esportes Polo Avenida da alegria

Leia também


Plano de policiamento para o São João de Natal é discutido em reunião


Azul terá voos adicionais para o Nordeste no São João; Natal ganha sete novas frequências