Geral
Publicado em 07/10/2025, às 14h11 Por meio de sua assessoria, a PM informou que a ocorrência está sendo apurada de maneira interna - Reprodução/Internet José Nilton Jr.
Na manhã desta terça-feira (7), agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) utilizaram gás e se envolveram em um confronto com manifestantes que participavam de um ato em apoio à Palestina em frente ao prédio da Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília.
A mobilização dos manifestantes aconteceu no dia em que se completam dois anos dos ataques do Hamas contra Israel e do início da guerra na Faixa de Gaza.
Em vídeos registrados no local, é possível ouvir um policial afirmando: "Esse aqui vai ser preso", enquanto o tumulto se intensifica. Até o momento, não há confirmação oficial de prisões.
Por meio de sua assessoria, a PM informou que a ocorrência está sendo apurada de maneira interna. A corporação não confirmou se houve detenções durante a ação nem detalhou os motivos que levaram ao uso de gás contra os participantes do ato.
Leia também
De acordo com relatos de testemunhas, o protesto seguia de forma pacífica até o início da intervenção policial.
O ato havia sido convocado por movimentos sociais e coletivos pró-Palestina, com o objetivo de lembrar as vítimas civis da guerra e cobrar uma postura mais crítica dos Estados Unidos em relação ao apoio militar a Israel.
A manifestação ocorreu exatamente dois anos após os ataques coordenados pelo Hamas, em 7 de outubro de 2023, que deram início ao conflito em Gaza e deixaram milhares de mortos.