Geral

Unimed Natal reforça compromisso com pacientes com TEA na CEI dos Planos

Única operadora de saúde representada por colaborador próprio, a Unimed apresentou ações, investimentos e propostas de diálogo com as famílias na Câmara Municipal  |  Unimed Natal reforça compromisso com pacientes com TEA na CEI dos Planos - Reprodução

Publicado em 06/08/2025, às 20h43 - Atualizado às 20h58   Unimed Natal reforça compromisso com pacientes com TEA na CEI dos Planos - Reprodução   Ari Alves

A Unimed Natal participou, nesta quarta-feira (6), de reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Planos de Saúde, realizada na Câmara Municipal de Natal, para prestar esclarecimentos sobre o atendimento aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Representada pelo gerente de Terapias Especiais, Herbert Alves, a cooperativa fez questão de comparecer e foi a única operadora de saúde presente entre as convocadas com colaborador próprio.

Durante a audiência, a Unimed Natal apresentou as ações já implantadas e os investimentos realizados com foco na ampliação da rede assistencial e na qualificação do cuidado às pessoas com TEA.

Atualmente, a cooperativa conta com três unidades próprias de terapias especiais, sendo duas em Natal e uma no interior do estado, além de uma rede credenciada com 12 clínicas especializadas, distribuídas estrategicamente por todas as regiões da capital.

Em sua fala, o representante da Unimed Natal destacou que a operadora segue avançando, comprometida com a melhoria contínua dos serviços. Uma das próximas iniciativas é a criação de um conselho consultivo com a participação de familiares de pacientes com TEA, como forma de escutar diretamente as demandas e ampliar o diálogo com quem vivencia a rotina do atendimento.

"Queremos que os pacientes e suas famílias estejam mais próximos da gestão, contribuindo com uma área que precisa de um olhar sensível e diferenciado", destacou.

A operadora também reafirmou que não há negativas em relação ao atendimento aos pacientes com TEA, seguindo integralmente o que determinam as Resoluções Normativas 539 e 566 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que tratam da cobertura obrigatória das terapias.

Além disso, reforçou que segue investindo em infraestrutura própria, como a nova unidade de terapias especiais entregue recentemente na Zona Norte, considerada modelo em estrutura e acolhimento.

Com foco em um cuidado ético, individualizado e humanizado, a Unimed Natal reitera seu compromisso com os beneficiários com TEA e com o aperfeiçoamento constante dos processos de assistência, ouvindo as famílias e trabalhando para garantir mais acesso, qualidade e evolução terapêutica.

Classificação Indicativa: Livre


TagsInfraestruturaCâmara municipalUnimed natalInquéritoFamíliasZona norteTeaPlanos de saúdeTranstorno do espectro autistaQualificaçãoComissão especialAgência nacionalConselho consultivoClínicas especializadasUnidades própriasTerapias especiaisSaúde suplementarHerbert alvesResoluções normativasRede assistencial