Geral
Publicado em 08/10/2025, às 13h20 (Reprodução/Pexels) Marina Gonçalves
Para os fãs de Astrologia, outubro têm sido um mês bastante agitado. Além da Superlua Cheia (Superlua da colheita), que aconteceu na madrugada da última terça-feira (07), os próximos dias reservam mais dois fenômenos especiais: as chuvas de meteoros ‘Dracônidas’ e ‘Táuridas do Sul’.
Antes de mais nada, vale destacar que as chuvas de meteoros nada mais são do que quando a Terra atravessa uma nuvem de detritos deixados por cometa.
De acordo com o portal Olhar Digital, ‘Dracônidas’, que possui fragmentos oriundos do cometa 21P/Giacobini-Zinner, recebeu esse nome por causa da relação com a constelação Draco, ou Dragão, onde está localizado seu radiante, perto da cabeça do dragão.
É uma chuva rápida, que fica ativa anualmente entre os dias 06 e 10 de outubro, com pico previsto para hoje, 08 de outubro. No entanto, segundo Marcelo Zurita, colunista do portal e presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), o fenômeno será dificilmente visto no Brasil. “Ela praticamente não pode ser vista no Brasil. E, mesmo que fosse, é uma chuva muito fraca” destaca.
Os meteoros ‘Táuridas’ são formados pelos fragmentos do 2P/Encke, e tem seu radiante localizado na constelação de Touro. Segundo o InTheSky, esta também é uma chuva fraca, porém com duração maior, sendo ativa entre 10 de setembro e 20 de novembro.
O pico de atividade será no dia 05 de novembro, mas, conforme a Organização Internacional de Meteoros (IMO), existe uma máxima antecipada prevista para esta sexta-feira, dia 10 de outubro.
Por ter seu verdadeiro pico durante a Lua Cheia no mês que vem, a melhor oportunidade para ver meteoros Táuridas será entre 21 e 29 de outubro, durante a Lua Nova, com o céu mais escuro.
Se você deseja ver as chuvas Dracônidas e Táuridas do Sul, ainda que de uma maneira não muito significativa, lembre-se de procurar um local onde o céu esteja escuro. Para ver a chuva Dracônidas, tente ao cair da noite até por volta das 20h. Já a Táuridas, deve produzir sua melhor exibição entre 1h e 3h da manhã.
Cometa 3I/Atlas se aproxima de Marte hoje (3); entenda porque ele é tão especial
Maior eclipse solar do século: saiba quando fenômeno será visível na Terra