Geral
Publicado em 11/09/2025, às 19h26 - Atualizado às 20h03 STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe - Reprodução Ari Alves
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado.
A definição da pena ocorreu durante a etapa de dosimetria, quando o colegiado estabeleceu as punições após já ter confirmado a responsabilidade dos oito réus envolvidos na chamada trama golpista.
Mais cedo, por maioria de votos, o STF condenou os acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal
Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa
Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice na chapa de 2022
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
Entre os réus, apenas Alexandre Ramagem recebeu condenação restrita a três crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Atualmente deputado federal, ele teve parte das acusações suspensas e não respondeu por todos os cinco crimes inicialmente atribuídos pela Procuradoria-Geral da República.
Leia também