Geral

Segurança Pública do RN ativa Centro Integrado de Comando e Controle Estadual para provas do CNU

Medidas de segurança aprimoradas foram implementadas para a segunda edição do certame, envolvendo forças de segurança de todo o Brasil  |  Assessoria Sesed/RN

Publicado em 04/10/2025, às 11h25   Assessoria Sesed/RN   BNews Natal Redação

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) ativou o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), que funciona no Centro Integrado Operações de Segurança Pública (CIOSP), para dar total cobertura às ações de segurança na aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, o CPNU 2025. A primeira prova acontece neste domingo (5).

No RN, o certame será realizado em quatro cidades (Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó), com um total de 17.203 inscritos em 30 locais de aplicações de provas.

Veja também: Enem dos concursos acontece neste domingo (5); Veja o que pode levar

Ao todo, 107 policiais militares serão empregados para reforçar o policiamento ordinário, sob o comando do coronel Maximiliano Fernandes. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também atuarão no esquema de segurança do CPNU.

Ministérios da Gestão e da Justiça e da Segurança Pública reafirmam a segurança nas edições do Concurso Unificado

Para fortalecer ainda mais a segurança da segunda edição do CPNU, medidas de aprimoramento foram adotadas em relação à edição do ano passado.

A realização do CPNU envolve uma Operação Integrada de Segurança Pública, nos moldes da operação para transporte seguro de urnas eletrônicas, articulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A operação envolve as forças de segurança de todos os 26 Estados e do Distrito Federal, além de Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional (FN) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Como no ano passado, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) estará em operação plena no dia 5 de outubro (e depois novamente no dia 7 de dezembro, data da segunda prova) onde, além das forças de segurança federal, dois representantes das forças de segurança de cada Estado e do Distrito Federal estarão em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalRio grande do nortePolíciaSegurançaDefesaMossoróParnamirimConcursoNacionalCpnuCaicóUnificadoCiospConcurso unificado