Geral
Publicado em 03/07/2025, às 11h40 Divulgação BNews Natal
A baleia encontrada morta na manhã da terça-feira (1º) entre a praia de Pitangui e o rio Pratagy, no litoral Norte potiguar, é da espécie jubarte (Megapteranovaeangliae). A confirmação é da bióloga Raquel Marinho, do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN).
Pelo estado em que o corpo da baleia chegou à praia, ainda segundo a bióloga, não foi possível identificar a idade aproximada, o sexo do animal e muito menos estimar a causa da morte.
A Baleia Jubarte
A baleia jubarte pode medir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. As jubartes são facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo e pelas nadadeiras dorsais típicas da espécie, que podem chegar a ter 1/3 do comprimento do corpo. As nadadeiras são geralmente brancas. Já a cauda, possui a face inferior com padrões de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo, ou seja, cada jubarte possui um padrão de coloração de cauda único, assim como as impressões digitais dos seres humanos.
Leia também