Geral
Publicado em 19/08/2025, às 20h30 - Atualizado às 20h49 Presidência da COP30 alerta que maioria dos países ainda não enviou metas climáticas - Reprodução Ari Alves
Faltando pouco mais de 80 dias para o início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, cerca de 80% dos 197 países que assinaram o Acordo de Paris ainda não atualizaram suas metas de redução de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
O alerta foi feito pelo embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30, na sua sexta carta enviada à comunidade internacional nesta terça-feira (19). Essas metas são conhecidas como Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês).
Segundo o diplomata, "as Partes sabem da importância de a UNFCCC [Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas] receber as NDCs a tempo de serem refletidas no relatório de síntese. Nenhuma ação demonstra mais compromisso com o multilateralismo e com o regime climático do que as NDCs apresentadas pelos países como determinação nacional de contribuir para o Acordo de Paris. Em primeiro lugar, as NDCs representam o compromisso dos governos com seus povos".
Ao cruzarmos a marca dos 100 dias antes da COP30, cerca de quatro quintos (4/5) dos membros do Acordo de Paris ainda não apresentaram novas NDCs para 2035, alertou Corrêa do Lago.
O Acordo de Paris, maior tratado mundial criado para conter os impactos das mudanças climáticas e limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, completa dez anos neste ano. Apesar disso, muitas nações têm falhado em cumprir suas metas.
O limite de 1,5°C acima da temperatura média global do período pré-industrial, no século XIX, é considerado crucial para que os efeitos das mudanças climáticas possam ser controlados. Pesquisadores alertam que ultrapassar esse patamar pode levar a um "ponto de não retorno".
Para manter a temperatura dentro desse limite até 2035, será necessário reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 57%, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A expectativa é que a maioria dos países que ainda não apresentou suas NDCs divulgue as metas até 24 de setembro de 2025. Nesta data, um evento específico será realizado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, às margens da 80ª Assembleia Geral da organização, em Nova York, Estados Unidos.