Geral

Planeta Y intriga cientistas: pistas indicam novo mundo escondido no Sistema Solar

Um nova pesquisa é detectado um corpo que pode ser considerado um novo planeta no sistema solar.  |  Foto: Freepik

Publicado em 06/10/2025, às 07h37   Foto: Freepik   Bruna Souza

Em novo estudo cientistas relatam a possível descoberta de um novo mundo no sistema solar, o planeta Y foi detectado no cinturão de Kuiper, mas ainda está em fase de investigação para saber se de fato agrega como 9º integrante. 

O que é o cinturão de Kuiper? 

Uma região no sistema solar, que por conta da sua escuridão e distância, dificulta a observação e estudo. Pesquisadores acreditam que a possibilidade de um estudo mais aprofundado dessa área, não apenas iria expandir o sistema, como também iria trazer respostas para perguntas muito antigas. 

"É crucial pesquisar objetos transnetunianos, especialmente no Cinturão de Kuiper, já que eles guardam as chaves para entender como o sistema solar se formou há bilhões de anos", diz Patryk Sofia Lykawka, da Universidade Kindai, no Japão. 

Foto: Freepik

9 ou 8 planetas?

Essa não é a primeira vez que cientistas indicam a existência de um 9º planeta no sistema solar. Vale lembrar do membro rebaixado a anão em 2016, Plutão. Descoberto em 1930, também no cinturão de Kuiper, na busca de encontrar respostas para anomalias em Netuno e Urano. 

Plutão teve sua regressão, de planeta para anão, quando um grupo de astrônomos descobriram, na mesma região misteriosa de Plutão e do atual Planeta Y, um corpo maior que o antigo 9º planeta, desclassificando ele como um candidato considerável. 

O Planeta Y

Quando Netuno foi descoberto, em 1846, o chamaram de planeta X, por isso qualquer indício de uma planeta seguinte a Netuno, seria o planeta Y. Essa busca já teve outras possibilidades antes, mas Amir Siraj, cientista responsável pelo atual estudo, demonstra confiança para a confirmação do Planeta Y atual. 

"Dentro de dois a três anos teremos uma resposta definitiva" afirma Siraj, por conta do novo telescópio, Observatório Vera C. Rubin, que vai iniciar seu levantamento do de 10 anos do céu noturno. 

Siraj iniciou seu estudo há cerca de um ano, na busca de responder se o cinturão de Kuiper é plano, mas a nova possibilidade de uma Planeta Y o empolgou nas pesquisas, como afirma ele, "É uma discussão muito empolgante, e foi justamente essa polêmica que nos motivou a investigar. Temos sorte de viver em uma época em que essas descobertas podem acontecer."

Enquanto não existe confirmação para declarar a nova descoberta como novo integrante oficial do sistema solar, vale exaltar o atual avanço de pesquisa, que descobriu a inclinação no cinturão de Kuiper e revelou um novo corpo na região obscura. 

“Este artigo não é a descoberta de um planeta, mas certamente a descoberta de um enigma", afirma Amir Siraj. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Pesquisadores da UFRN transformam casca de tangerina em tecnologia sustentável; confira a invenção que promete revolucionar o setor energético


UFRN busca idosos para estudo sobre envelhecimento e saúde; saiba como participar