Geral

Marinha abre processo seletivo para oficiais temporários com vagas em Natal e Recife

Podem participar do processo seletivo candidatos de ambos os gêneros interessados em prestar Serviço Militar Temporário como Oficiais RM3  |  Os selecionados irão ingressar com o posto de Guarda-Marinha, podendo alcançar o posto de Capitão de Fragata - Divulgação

Publicado em 07/10/2025, às 13h17   Os selecionados irão ingressar com o posto de Guarda-Marinha, podendo alcançar o posto de Capitão de Fragata - Divulgação   José Nilton Jr.

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) está com o processo seletivo aberto para Oficiais da Reserva de 3ª Classe da Marinha (RM3). Ao todo, estão sendo ofertadas sete vagas destinadas a profissionais graduados com reconhecida experiência técnica ou formação científica, nos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de outubro, exclusivamente pela internet, no site do Com3ºDN. A taxa de inscrição é de R$ 140,00. O processo seletivo é aberto para candidatos de ambos os gêneros interessados em prestar Serviço Militar Temporário como Oficiais RM3 no ano de 2026.

Áreas de atuação e requisitos

As oportunidades estão distribuídas nas seguintes especialidades:

Medicina (Auditoria, Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia, Geriatria, Oncologia e Psiquiatria).

Para concorrer, o candidato deve ser brasileiro nato, ter entre 18 e 62 anos de idade até 6 de julho de 2026, possuir boa conduta moral, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e apresentar formação e experiência compatíveis com a área escolhida.

Leia também

Os selecionados irão ingressar com o posto de Guarda-Marinha, podendo alcançar o posto de Capitão de Fragata, conforme critérios de antiguidade e regulamentos internos. O vínculo é temporário, com possibilidade de renovação anual até o limite de oito anos, sem direito à estabilidade.

Etapas e cronograma do processo

A seleção começa com uma prova objetiva eliminatória, seguida de prova de títulos (classificatória), verificação de dados biográficos e documental, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Os aprovados nessas etapas passam pela designação para incorporação.

Vagas e localidades

As vagas ficaram distribuídas da seguinte maneira:

Auditoria Médica (uma vaga para Natal)

Ginecologia (uma vaga para Natal)

Oftalmologia (uma vaga para Natal)

Traumatologia/Ortopedia (uma vaga para Natal)

Geriatria (uma vaga para Recife)

Oncologia (uma vaga para Recife)

Psiquiatria (uma vaga para Recife). 

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalRecifeProcesso SeletivoMarinha do brasilServiço temporário