Geral
Publicado em 08/08/2025, às 19h44 Mais de 1,6 milhão de beneficiários já receberam devolução de descontos indevidos do INSS - Reprodução Ari Alves
Quase todos os aposentados e pensionistas que firmaram acordo com o governo federal para reaver valores descontados de forma indevida do INSS já receberam o dinheiro. Até a última quinta-feira (7), o número de ressarcidos chegou a 1,64 milhão, o que representa 98,5% das 1,66 milhão de pessoas que aceitaram a proposta de reparação.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Previdência Social. A expectativa é que esse número aumente nos próximos dias, já que mais de 2,43 milhões de beneficiários têm direito a aderir ao acordo.
Segundo o governo, 68,6% dos aptos já formalizaram a solicitação e praticamente todos receberam os valores. O pagamento é feito de forma rápida e segura, sem necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários. A estimativa é que cerca de 700 mil pessoas ainda possam aderir e receber o valor em até três dias.
Podem participar do acordo os aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos e não obtiveram resposta da entidade ou associação responsável após 15 dias úteis.
A adesão é gratuita e, antes de assinar, o beneficiário pode consultar o valor a ser recebido. O processo está disponível apenas pelos seguintes canais: aplicativo ou site Meu INSS e agências dos Correios. A central telefônica 135 serve para consultas e contestações, mas não realiza a adesão.
Para aderir pelo aplicativo, basta acessar com CPF e senha, entrar em “Consultar Pedidos” e clicar em “Cumprir Exigência” em cada solicitação, se houver mais de uma. Em seguida, é preciso rolar a tela até o último comentário, ler com atenção, marcar “Sim” no campo “Aceito receber” e clicar em “Enviar”. Após isso, é só aguardar o pagamento.
O procedimento começa com o registro da contestação do desconto indevido. Depois, o beneficiário aguarda 15 dias úteis pela resposta da entidade. Caso não haja retorno no prazo, o sistema libera a opção para aderir ao acordo e garantir o ressarcimento.