Geral
Publicado em 25/07/2025, às 19h35 Lançada moeda comemorativa dos 60 anos do Banco Central - Reprodução BNews Natal
Entrou em circulação nesta sexta-feira, 25 de julho, uma nova moeda comemorativa de R$ 1 lançada pelo Banco Central. A peça celebra os 60 anos da instituição e, com uma tiragem de 23.168.000 unidades, pode ser usada normalmente em pagamentos, compras ou qualquer outra transação, como as demais da mesma denominação.
Apesar de circular como moeda comum, ela chama atenção pelo seu design especial. No anverso, ou parte da frente, estão o selo oficial dos 60 anos, a marca institucional e um fundo com linhas diagonais.
As bordas douradas carregam as inscrições “Banco Central do Brasil” e os anos “1965;2025”. Já o reverso mantém o visual tradicional da segunda família do real, exibindo o valor de R$ 1.
Design especial marca momento histórico
A proposta foi aprovada em abril pelo Conselho Monetário Nacional e, segundo nota divulgada pelo Banco Central, a iniciativa integra um conjunto de ações que buscam celebrar, documentar, humanizar e compartilhar a história da instituição ao longo das décadas.
Mesmo com uso cotidiano permitido, a moeda tende a despertar o interesse de colecionadores. Ela marca uma data simbólica da autoridade monetária brasileira, o que aumenta seu valor afetivo e histórico com o passar dos anos.
O lançamento oficial da moeda aconteceu durante a cerimônia dos 60 anos do Banco Central, realizada ainda em abril. O evento contou com a presença do atual presidente, Gabriel Galípolo, além de nove ex-presidentes da instituição e lideranças do Congresso Nacional.
Na ocasião, também foi apresentado um selo comemorativo que reforça a homenagem à trajetória do BC.