Geral
Publicado em 16/09/2025, às 13h42 O Corpo de Bombeiros reforça medidas simples que ajudam a proteger o meio ambiente e a segurança da comunidade - Divulgação/CBMRN José Nilton Jr.
De acordo com dados presentes em um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), foi registrado um aumento significativo em relação aos atendimentos a incêndios em áreas de vegetação no estado. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 842 ocorrências foram contabilizadas.
Em relação ao ano passado, foram registradas 553 ocorrências. Já em 2023, o CBMRN recebeu 557 chamados. O crescimento registrado é o equivalente a 289 casos a mais em relação a 2024, representando uma alta de 52%. A média mensal chegou a 105 incidentes em todo o Rio Grande do Norte.
O coronel Marcos Miranda, que é o diretor do Comando Operacional do CBMRN, destacou a gravidade do cenário:
“Esse aumento é motivo de preocupação e destaca a importância de uma colaboração mútua. Por isso, estamos reforçando a Operação AMA (Abrace o Meio Ambiente), em cooperação com prefeituras e câmaras municipais, com o objetivo de alertar a comunidade local e desencorajar a prática de queimadas.”
A Operação AMA visa unir esforços por meio de parcerias com outras instituições e com a própria comunidade na prevenção e conscientização contra queimadas.
Leia também
A iniciativa busca também reduzir os impactos ambientais e de saúde provocados pelo fogo em áreas de vegetação em todo o RN.
O Corpo de Bombeiros reforça medidas simples que ajudam a proteger o meio ambiente e a segurança da comunidade:
Evitar acender fogueiras em áreas abertas;
Não queimar resíduos;
Nunca descartar restos de cigarro em locais secos.