Geral
Publicado em 29/09/2025, às 17h13 Entre os meses de abril e setembro deste ano, foram executadas 24 operações de fiscalização - Reprodução/STTU José Nilton Jr.
Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) apresentou os resultados do programa Trânsito Cidadão, realizado juntamente com o Ministério Público do RN, o Ministério do Trabalho e diversas outras instituições que fazem parte do Programa Vida no Trânsito.
O objetivo da iniciativa é reduzir os acidentes de trânsito na capital potiguar, sobretudo entre os motociclistas.
Entre os meses de abril e setembro deste ano, foram executadas 24 operações de fiscalização. No total, 6.731 veículos foram abordados, resultando em 960 autos de infração e 378 remoções.
Ainda visando a segurança no trânsito da capital potiguar, a STTU, em parceria com a Yamaha, realizou três capacitações voltadas para condução segura de motocicletas.
Leia também
Além da fiscalização, o programa também investiu em campanhas educativas e ações de conscientização. Entre os eventos realizados esteve o Passeio Motociclístico Natal Sobre Duas Rodas, que reuniu motociclistas em torno da pauta da segurança viária.
As ações já refletem em resultados práticos. De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, foi registrada uma queda em relação às internações de vítimas de acidentes de moto no Hospital Walfredo Gurgel e também na quantidade de autuações e veículos apreendidos.
“A união entre fiscalização e educação é fundamental para salvar vidas e mudar comportamentos no trânsito”, relatou.
O conjunto de ações garantiu a Natal o Prêmio Maio Amarelo 2025, concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido.
O programa Trânsito Cidadão reúne uma ampla rede de instituições parceiras, entre elas o Detran/RN, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE/RN), as secretarias municipal e estadual de saúde, a Procuradoria Geral do Município e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado e de Natal.