Geral
Publicado em 15/07/2025, às 15h28 A encenação durava tempo suficiente para desestimular o macho, que geralmente desistia e partia em busca de outra parceira - Reprodução/Internet BNews Natal
Um comportamento inusitado foi observado entre fêmeas de sapos-comuns (Bufo bufo): elas fingem estar mortas para evitar o acasalamento forçado. A tática é conhecida como tanatose e serve como uma uma resposta extrema ao estresse. No caso em questão, ao assédio persistente de machos durante o período reprodutivo.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Viena, localizada na Áustria. Eles estudaram o comportamento desses anfíbios durante experimentos controlados.
Comportamento das fêmeas
De acordo com os cientistas, quando tocadas por machos indesejados, as fêmeas enrijeciam o corpo, viravam de barriga para cima e permaneciam completamente imóveis, simulando um estado de morte.
A encenação durava tempo suficiente para desestimular o macho, que geralmente desistia e partia em busca de outra parceira. O comportamento foi classificado como uma forma de defesa passiva.
leia também
Saiba quais são os animais mais caros do mundo
O estudo ainda destaca como a seleção sexual intensa pode levar a comportamentos criativos e até drásticos no reino animal. Em espécies como o sapo-comum, em que machos são numerosos e a competição por fêmeas é acirrada, esse tipo de resposta pode ser crucial para a sobrevivência e autonomia das fêmeas.