Geral

EUA anunciam revisão de todos os 55 milhões de vistos válidos

Desde janeiro, medidas mais rígidas incluem deportações e cancelamento de vistos de intercâmbio por descumprimento  |  EUA anunciam revisão de todos os 55 milhões de vistos válidos - Reprodução

Publicado em 21/08/2025, às 19h30   EUA anunciam revisão de todos os 55 milhões de vistos válidos - Reprodução   Ari Alves

O governo dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira, 21, que vai revisar todos os mais de 55 milhões de estrangeiros que possuem vistos válidos no país. A checagem tem como objetivo identificar possíveis violações que possam levar à revogação do documento ou até à deportação.

De acordo com o Departamento de Estado, os portadores de visto passam por um processo chamado de “verificação contínua”, que busca indícios de inelegibilidade. Esse acompanhamento é feito de forma permanente e inclui diferentes critérios.

O que será analisado

Segundo a Associated Press, entre os pontos observados estão permanência irregular, envolvimento em crimes, ameaças à segurança pública e qualquer ligação direta ou indireta com terrorismo. O próprio órgão afirmou que considera registros policiais, de imigração e outras informações que possam surgir após a emissão do visto. As autoridades admitem que o procedimento é demorado e pode levar bastante tempo até ser concluído.

Medidas mais rígidas

Desde janeiro, a gestão de Donald Trump ampliou as ações restritivas contra imigrantes. Entre elas estão deportações de pessoas em situação irregular e de portadores de vistos de intercâmbio, como estudantes e visitantes. Apenas na última segunda-feira, mais de 6 mil vistos estudantis foram cancelados por descumprimento das regras. A maioria dos casos envolveu crimes como agressão, direção sob efeito de álcool, roubo e apoio a terrorismo.

Novas exigências

Outra mudança foi a suspensão temporária das entrevistas para vistos estudantis. Quando o atendimento voltou em junho, os solicitantes passaram a ter de informar todas as suas contas em redes sociais para avaliação. Também há uma checagem para identificar possíveis sinais de “antiamericanismo” em candidatos que desejam morar ou trabalhar nos EUA.

Além dessas medidas, o valor para emissão do visto subiu para mais de R$ 2,3 mil, o que representa um peso maior no bolso dos estrangeiros que pretendem entrar no país.

Classificação Indicativa: Livre


TagsCrimesGovernoEstados unidosSegurança públicaDonald trumpRedes sociaisRevisãoInelegibilidadeCustosEstrangeirosDepartamento de estadoTerrorismoImigrantesDeportaçãoEmissãoVistosverificaçãoPermanênciaAntiamericanismoVistos estudantis