Geral

Conheça as cervejas brasileiras premiadas com ouro no World Beer Cup 2025

As degustações do World Beer Cup foram conduzidas por um júri internacional formado por 265 especialistas de 37 países  |  Cerveja Canoa Quebrada, vencedora entre as Gose, cervejas de origem alemã com acidez característica e toque salgado - Reprodução/Internet

Publicado em 05/05/2025, às 13h17   Cerveja Canoa Quebrada, vencedora entre as Gose, cervejas de origem alemã com acidez característica e toque salgado - Reprodução/Internet   Júnior Teixeira

Três rótulos de cervejas artesanais brasileiras conquistaram medalhas de ouro na edição 2025 do World Beer Cup, o maior concurso cervejeiro do mundo, realizado em Indianápolis, nos Estados Unidos.

A premiação é organizada anualmente pela Brewers Association e, nesta 16ª edição, avaliou mais de 8 mil amostras de quase 1.800 cervejarias de 49 países. As degustações do World Beer Cup foram conduzidas por um júri internacional formado por 265 especialistas de 37 países. 

As cervejas vencedoras

A 277 Craft Beer, cervejaria localizada em Foz do Iguaçu (PR), se destacou com duas medalhas: a Quadrupel 277, premiada na categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale, e a Canoa Quebrada, vencedora entre as Gose, cervejas de origem alemã com acidez característica e toque salgado.

Já a paulista Sim! Cerveja, de Campinas (SP), levou o ouro na categoria Specialty Non-Alcohol Beer com a Melancia SOUR’n Salt, um rótulo sem álcool produzido com melancia e hibisco.

Quadrupel 277

A Quadrupel 277 superou 37 concorrentes em sua categoria. Trata-se de uma cerveja escura e intensa, com aromas de frutas secas como tâmaras e ameixas, além de notas de vinho do porto.

O rótulo passa por um processo de maturação de 12 meses em barris de Castanheira previamente usados para envelhecer cachaça e recebe ainda adição de melado.

Canoa Quebrada

Inspirada na tradição alemã, a Canoa Quebrada se sobressaiu entre 45 cervejas da categoria Gose. Leve, clara e de acidez marcante, a receita utiliza maltes de trigo e cevada, baixo amargor e final salgado.

A receita foi tropicalizada com a inclusão de caju. Em 2024, essa mesma cerveja já havia conquistado medalha de prata na 4ª edição da Copa Cerveja Brasil, promovida pela Abracerva.

Melancia SOUR’n Salt

Já a Melancia SOUR’n Salt, premiada entre as 35 cervejas inscritas na categoria sem álcool, é produzida com malte de cevada, melancia, hibisco e um toque de sal. Levemente turva e com coloração avermelhada, combina acidez refrescante com notas frutadas.

A bebida contém 0,3% de teor alcoólico — dentro do limite legal brasileiro para bebidas classificadas como “sem álcool”. O rótulo é vendido online por R$ 17,90 (lata de 350 ml), e o kit com seis unidades sai por R$ 102.

Com informações da CNN Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Brasil Medalha Campinas Gose Hibisco Acidez Sim! cerveja Artesanal World beer cup Brewers association Cerveja Cervejas Cervejaria Caju Cachaça Quadrupel 277