Geral

Com apoio do senador Styvenson, CDES recebe homenagem por transformar realidade do interior

O Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó é resultado de um investimento de R$ 36 milhões de reais viabilizado pelo mandato do senador Styvenson  |  A criação do CDES representa um grande avanço na estratégia de descentralização dos serviços da Liga Contra o Câncer - Divulgação

Publicado em 24/07/2025, às 14h19   A criação do CDES representa um grande avanço na estratégia de descentralização dos serviços da Liga Contra o Câncer - Divulgação   BNews Natal

Com mais de 15 mil atendimentos realizados em apenas um ano de funcionamento, o Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó (CDES), localizado em Currais Novos, já é considerado um marco no combate ao câncer e na descentralização da saúde no interior do Rio Grande do Norte.

A unidade comemorou seu aniversário um ano de funionamento nesta quinta-feira (24), durante solenidade que reuniu autoridades, representantes da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer e o senador Styvenson Valentim, que é responsável direto pela criação do centro.

Investimento milionário

Resultado de um investimento de R$ 36 milhões de reais viabilizado pelo mandato do senador Styvenson, o CDES surgiu com o objetivo de encurtar distâncias e ampliar o acesso da população do Seridó e do Trairi a tratamentos oncológicos de qualidade.

Com estrutura moderna e atendimento humanizado, o centro tem proporcionado alívio e esperança a milhares de potiguares.

“O nosso mandato já viabilizou seis unidades voltadas para o tratamento do câncer no RN. E ver o impacto que essa aqui já gerou em tão pouco tempo é a prova de que a política pode, sim, transformar vidas”, afirmou o senador durante o evento. 

Saúde perto de casa

A criação do CDES representa um grande avanço na estratégia de descentralização dos serviços da Liga Contra o Câncer, que por muitos anos concentrou o tratamento na capital.

“É uma enorme felicidade ver esta unidade completar um ano, consolidada como marco dessa descentralização. Já são cerca de 15 mil atendimentos, viabilizados graças à parceria com o senador Styvenson Valentim”, afirmou o diretor-presidente da Liga, Aldo da Cunha Medeiros.

A unidade também vem se destacando como centro de formação, ensino e pesquisa. Em um ano de de funcionamento, mais de 1.500 profissionais de saúde foram capacitados, impulsionando uma rede regional qualificada para o enfrentamento do câncer.

Reconhecimento ao estilo ativo de fazer política

Durante a celebração do primeiro aniversário do centro, a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer prestou uma homenagem pública ao senador Styvenson Valentim.

Em nome dos parceiros do projeto, o diretor da Liga, Dr. Edilmar de Moura Santos, entregou uma placa de reconhecimento ao parlamentar, destacando seu papel fundamental na implantação da unidade.

“Aqui não estamos falando apenas de números, mas de transformação concreta. São milhares de pessoas impactadas diretamente por essa ação. O senador é protagonista de uma política pública que gera retorno mensurável para a sociedade”, frisou Edilmar.

Leia também

Consolidar Currais Novos como polo de excelência em saúde

Aora, a meta é ampliar ainda mais os serviços ofertados no CDES e consolidar Currais Novos como polo regional de excelência em saúde, com uma estrutura que atenda pacientes de toda a região e que fortaleça o modelo de saúde humanizada, descentralizada e com base em evidências.

Classificação Indicativa: Livre


TagsInvestimentoCurrais novosInterior do RNSenador Styvenson ValentimCombate ao CâncerCDES