Geral
Publicado em 03/07/2025, às 14h40 Os interessados têm até a próxima terça-feira (8) para solicitar a isenção - Reprodução/Internet Júnior Teixeira
Agora, solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) ficou mais simples para os candidatos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Não é mais necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição.
A alteração está presente na primeira retificação do edital, que foi publicada nesta quinta-feira (3) pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
De acordo com o MGI, o cruzamento automático de dados será feito diretamente com os registros da União para verificar o direito à isenção por hipossuficiência econômica. Com isso, a etapa manual de preenchimento do NIS será dispensada.
LEIA TAMBÉM
Inscrições para a segunda edição do CNU já podem ser feitas
Confira cinco dicas para sair na frente e começar a estudar para o CNU antes do edital
Os interessados têm até a próxima terça-feira (8) para solicitar a isenção. As inscrições para o CNU 2025 seguem abertas até o dia 20 de julho, exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), que é a banca organizadora do certame.
Taxas
Outra alteração no edital refere-se ao pagamento da taxa de inscrição, que tem o valor único de R$ 70 reais para todos os cargos de nível superior e médio.
Com a alteração, o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser feito exclusivamente por meio da plataforma PagTesouro, nas seguintes modalidades:
Pix
Cartão de crédito (com tarifas da operadora)
Boleto bancário, com pagamento exclusivo no Banco do Brasil
Data-limite
Os candidatos têm até o dia 21 de julho para realizar o pagamento. Antes da retificação, era possível pagar a GRU em casas lotéricas, agências bancárias e unidades dos Correios.