Geral
Publicado em 19/07/2025, às 14h37 Agência Brasil Leonardo Pereira
O estado do Ceará registrou o primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas. O caso ocorreu em uma propriedade destinada apenas ao consumo do próprio criador, no município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense.
A confirmação foi feita na quinta-feira (17), após análise das amostras coletadas no dia 8 de julho e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuário (LFDA), em Campinas (SP), segundo informou a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).
Na sexta-feira (18), a Adagri deu início às ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
As medidas incluíram a interdição da propriedade e a eutanásia das aves, seguindo o protocolo de saneamento estabelecido pelo plano.
Além disso, o órgão está conduzindo uma investigação complementar para mapear possíveis conexões com outras criações. A vistoria ocorre em um raio inicial de 10 quilômetros ao redor da área onde o foco foi detectado.
Consumo seguro
Apesar do registro, a Adagri reforçou que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro. “A doença não é transmitida pela ingestão de carne de aves ou ovos armazenados em casa ou em pontos de venda. Portanto, não há qualquer restrição quanto ao consumo”, informou a agência.
Este ano, o estado Ceará já havia investigado um caso suspeito em uma criação de subsistência no município de Salitre, mas o resultado foi descartado.