Geral
Publicado em 02/07/2025, às 09h45 Foto: Igor Jácome/ G1. Redação
Um aplicativo para celulares lançado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) neste ano permite que cidadãos abram processos judiciais em juizados especiais.
O aplicativo é gratuito e está disponível na App Store para usuários de iOS e na Play Store para dispositivos Android. Para instalar, basta procurar pelo termo Justiç@RN em uma das lojas online.
Por meio da ferramenta, o cidadão pode fazer consulta de processos, emissão de certidões, consulta de precatórios, ter acesso à Ouvidoria e entrar com ação nos Juizados Especiais, em processos como:
Para ter acesso à área dos processos, é necessário fazer um cadastro, informando nome, telefone, email, endereço, entre outras informações pessoais.
Entre as certidões que podem ser solicitadas pelo aplicativo, estão as certidões de antecedentes criminais, para fins de registro de candidatura, de ações e execuções cíveis e fiscais, entre outras.
Já os advogados contam com funcionalidades exclusivas, como solicitação de sustentação oral, solicitação de certidões para prorrogação de prazo, envio de memoriais, acesso ao PJe e SAJ, calendário de plantões, sessões plenárias e das Câmaras, custas, jurisprudências, súmulas, depósitos e demais serviços e informações.
Segundo o TJ, o aplicativo é leve e intuitivo, e tem serviços apresentados com linguagem simples para facilitar o acesso de todos os públicos.