Esportes
Publicado em 25/08/2025, às 09h59 - Atualizado às 10h09 A convocação de Neymar ainda é incerta devido a uma lesão, e Ancelotti deve decidir se o inclui na lista final. - Divulgação Dani Oliveira
Os movimentos para a Copa do Mundo de 2026 já começaram. Com a vaga garantida após a vitória sobre o Paraguai, em junho, Carlo Ancelotti convoca nesta segunda (25), a partir das 15h30 (de Brasília) o grupo que enfrentará Chile, no Maracanã, e Bolívia, em El Alto, nas últimas rodadas das eliminatórias.
A lista promete surpresas e tem cara de “vestibular” para observações.
Objetivo da comissão técnica
Faltando apenas quatro convocações antes da lista final para o Mundial nos Estados Unidos, Canadá e México, Ancelotti pretende aproveitar os treinamentos na Granja Comary para analisar de perto novos talentos e tomar decisões sobre o grupo que será mais enxuto a partir de outubro.
A expectativa é de poucas mudanças nos amistosos de outubro, novembro e março do próximo ano.
Novos nomes na lista
O vazamento de pré-convocados indica que nove jogadores nunca vestiram a camisa da Seleção profissionalmente:
•Brazão (Santos)
•Léo Pereira (Flamengo)
•Paulo Henrique (Vasco)
•Vitinho (Botafogo)
•Kaiki Bruno (Cruzeiro)
•Jean Lucas (Bahia)
•Marcos Antônio (São Paulo)
•Kaio Jorge (Cruzeiro)
•Samuel Lino (Flamengo)
Ancelotti já confidenciou que dará descanso a “bolas de segurança” com vaga praticamente garantida na Copa, como Vini Júnior (suspenso do primeiro jogo diante do Chile) e Rodrygo, e focará em observar novas opções.
Neymar é dúvida
O retorno de Neymar ainda é incerto. O camisa 10 do Santos tem edema na coxa e passa por tratamento intensivo visando o jogo contra o Fluminense, na Vila Belmiro. Caberá a Ancelotti decidir sobre a convocação do jogador, que não veste a camisa da Seleção desde outubro de 2023, após lesão no ligamento cruzado anterior.
Maior presença de jogadores do Brasileirão
Espera-se que a lista inclua mais nomes do campeonato nacional do que na convocação de junho. A comissão técnica entende que, neste momento da temporada, atletas do cenário doméstico estão em melhor ritmo de competição do que os que atuam na Europa, cujas ligas começaram recentemente.
Próximos jogos e tabela
O Brasil enfrenta o Chile, dia 4 de setembro, às 21h30, no Maracanã, e encerra sua campanha contra a Bolívia, cinco dias depois, em El Alto, a 4.100 metros de altitude. Com 25 pontos, o país ocupa a terceira colocação, empatado com o vice-líder Equador, enquanto a Argentina, com 35 pontos, já está garantida na Copa.